O principal benefício diz respeito ao coração |
Os peixes são tão benéficos por serem fonte de nutrientes como proteínas, fósforo, iodo, cobalto, cálcio, e vitaminas A, D, E e do complexo B. De acordo com a nutricionista Adriana Zupo Domeneghetti, as vantagens do consumo do peixe vão ainda além. "O principal benefício diz respeito ao coração.
Ricos em ômega-3, os pescados ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos e a pressão sanguínea. Este nutriente ainda atua no mecanismo de coagulação sanguínea, na regulação no ritmo cardíaco e controla a agregação plaquetária nas artérias, evitando o entupimento das mesmas”. Os peixes que contém maiores quantidades de ômega-3 são os de água fria, como arenque, cavala, salmão e atum.
O peixe favorito para a páscoa é o bacalhau, mas vale alertar que ele não é tão saudável. “Diferente de outros peixes, as espécies usadas no preparo do bacalhau armazenam a gordura benéfica nas vísceras, parte que não costuma ser consumida. Logo, seu consumo não traz benefícios. Pelo contrario, como possui altos teores de purinas e de sódio comer muito bacalhau pode elevar o ácido úrico”. Devido a isso o consumo do bacalhau deve ser moderado e outras espécies devem ser favorecidas.
Para que o preparo dos peixes não faça com que os benefícios trazidos pelo alimento se percam, o ideal é evitar as frituras. Elas causam o aumento do nível de gorduras ruins, podendo prejudicar o coração. O preparo do peixe no forno é ideal.
Fonte TREE Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário