Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de março de 2013

Estudo internacional revela mais de 80 alterações genéticas ligadas ao câncer

Cientistas internacionais conseguiram sequenciar 1.092
genomas humanos de indivíduos ao redor do mundo
Maior pesquisa sobre câncer pode ajudar a calcular o risco de um indivíduo de desenvolver doença na mama, próstata e ovário

O maior estudo internacional realizado sobre alterações genéticas até a data identificou mais de 80 marcadores genéticos que podem aumentar o risco de câncer de próstata, mama ou ovário.

O projeto, liderado por pesquisadores da University of Cambridge e do Institute of Cancer Research (ICR) no Reino Unido, pode levar a um teste de rastreio do DNA em cinco anos.
 
O projeto representa a primeira vez em que os investigadores alcançaram uma imagem relativamente clara do número total de alterações genéticas que podem ser ligadas a estes cânceres.
 
Em última análise, os pesquisadores esperam ser capaz de calcular o risco individual de câncer, entender melhor como esses cânceres se desenvolvem e ser capaz de gerar novos tratamentos.
 
 
Os artigos são originários do COGS (Collaborative Oncological Gene-environment Study), um consórcio de base europeia, onde mais de 160 grupos de pesquisa de todo o mundo estão incluídos. Nos cinco estudos, os pesquisadores analisaram 100 mil pacientes com câncer de ovário, mama ou próstata e 100 mil indivíduos saudáveis da população geral.
 
Os cientistas realizaram análises genéticas de todos os participantes do estudo. A composição das bases A, G, C e T, foi estudada em 200 mil seções selecionadas da cadeia de DNA. Quando os pacientes com câncer tinham composições significativamente diferentes quando comparados com indivíduos saudáveis de controle, as diferenças foram consideradas importantes para o risco de doença.
 
As alterações podem ser descritas como "erro de ortografia" genética, em que A, G, C ou T foram substituídos por outra letra. Este erro de ortografia é chamado polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs).
 
Para o câncer de mama, os pesquisadores encontraram 49 erros genéticos ou SNPs, mais que o dobro do número encontrado anteriormente. No caso do câncer de próstata, os investigadores descobriram mais 26 desvios, o que significa um número total de 78 SNPs que pode ser ligado à doença. Para o câncer de ovário oito novos SNPs relevantes foram encontrados.
 
"Uma descoberta igualmente importante é que nós identificamos muitos SNPs adicionais que poderiam influenciar o risco de câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente. Para o câncer de mama o número é de 1 mil e de 2 mil para o câncer de próstata. Nós também temos uma imagem de onde no genoma devemos olhar em estudos futuros", afirma o pesquisador Per Hall.
 
SNPs são parte do nosso patrimônio natural, todos nós temos. Como isso afeta o indivíduo depende de onde na cadeia de DNA esse desvio genético é encontrado.
 
Os investigadores agora esperam ser capazes de avaliar a importância dos desvios identificados, de modo que será possível prever mais claramente quais os indivíduos estão em risco elevado de desenvolvimento de um destes cânceres.
 
"Estamos à beira de ser capaz de usar o nosso conhecimento destas variações genéticas para desenvolver testes que poderiam complementar o rastreamento do câncer de mama e levar-nos um passo mais perto de ter um efetivo um exame de rastreio do câncer de próstata", conclui o autor do estudo Doug Easton.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário