Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de março de 2013

O que é fibromialgia?

O que é fibromialgia?
A dor é uma sensação desconfortável que avisa que há algo de errado com o organismo. Ela pode durar dias, semanas e até meses, mas depois de um tempo, ela pode passar a ser parte da vida. Quando isso acontece, ela passa a ser mais do que um sintoma, e se torna a própria doença. Estamos falando da fibromialgia.
 
A fibromialgia é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas. O principal deles é a dor em vários pontos do corpo, principalmente nos ombros e na coluna. Pacientes com fibromialgia também costumam sentir cansaço, insônia, falta de memória e problemas emocionais como ansiedade e depressão.
 
Causas do problema
A doença é mais frequente nas mulheres, mas pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais comum em indivíduos com mais de 20 anos de idade.
 
A doença não tem uma causa definida, mas está associada a um desequilíbrio nos níveis de alguns neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a endorfina. Nestes pacientes, o tálamo, que funciona como um centro de dor do organismo fica mais ativo que o normal. Apesar de o principal sintoma ser invisível a olho nu, o diagnóstico é clínico.
 
No caso de suspeita da doença procure um médico reumatologista ou neurologista. A síndrome pode ser controlada com medicamentos, exercícios e terapias.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário