Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de abril de 2013

'Dieta radical é tratamento agudo para doença crônica', diz endocrinologista

Dietas com baixíssimo valor calórico, como as do Spa Med de Sorocaba, têm o efeito colateral de inibir o apetite, de acordo com o endocrinologista Lucas Tadeu Moura, médico do spa.
 
Isso ocorre porque a restrição intensa leva o organismo a entrar em cetose --quando o corpo passa a queimar gordura para obter energia.
 
"Pesquisas já mostraram que uma pessoa que consome 300 calorias diárias sente menos fome do que uma que come 900."
 
Segundo Moura, a cetose começa até o segundo dia de restrição, quando acabam as reservas de glicose do corpo. Por esse motivo a maioria das pessoas sente mais fome nos primeiros dias de spa.
 
A mudança no metabolismo, no entanto, não causa um "choque" no organismo, diz o endocrinologista. "O corpo não interpreta que você está morrendo. Não há nenhum sentido fisiológico nisso. Ele interpreta que está saindo mais energia do que entrando e se adapta a isso."
 
Tanto a dieta de 300 calorias quanto a de 450 e a de 600 são consideradas muito restritivas e resultam em perda rápida de peso. "A resposta à dieta é muito individual. Muita gente não consegue fazer a de 300 calorias."
 
Não faça em casa
Regimes como os de spa são arriscados e não podem ser feitos sem acompanhamento. "A dieta mínima recomendada para se fazer em casa é de 800 calorias, isso para pessoas muito pequenas, que têm o metabolismo basal de mil calorias", diz Moura.
 
O nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, explica que uma restrição alimentar muito exagerada pode causar problemas como dor de cabeça, náusea, halitose e mudança de humor.
 
"O organismo redistribui micronutrientes e usa reservas intracelulares", explica. O problema está na volta à dieta normal. "O corpo produz muita insulina e, no retorno dos nutrientes às células, pode haver a falta aguda de alguma substância."
 
De acordo com Cukier, a maior parte do peso perdido em um spa é água, principalmente nos primeiros dias.
 
"Pode servir como estímulo, no máximo. E é preciso voltar à rotina com calma, comendo alimentos mais leves no começo." A longo prazo, a dieta mínima recomendada por ele é de 1.200 calorias.
 
Para o endocrinologista Bruno Geloneze, do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Unicamp, dietas muito restritivas não devem ser feitas nem mesmo em spas.
 
"Só vejo desvantagens. É um tratamento agudo para uma doença crônica, que é a obesidade. Para perder e manter o peso é preciso um tratamento contínuo", diz.
 
O mesmo pensa a nutróloga Ana Luisa Vilela. "Os spas só sobrevivem porque as pessoas voltam. Acaba virando problema crônico. A pessoa só emagrece lá porque tem alguém vigiando. Depois sai e engorda de novo. É ilusório."
 
Segundo Moura, o tratamento serve para derrubar mitos relacionados ao emagrecimento. "Muita gente chega ao spa achando que não consegue emagrecer. E aqui a pessoa percebe o quanto estava comendo e como pode reduzir muito a sua ingestão de calorias."
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário