Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de maio de 2013

Alimentos que ajudam na menopausa

 Com uma alimentação saudável você pode melhorar
 esse período da menopausa
Menopausa é um processo biológico natural que acontece com as mulheres entre 45 e 55 anos. A menopausa chega quando a mulher para de produzir hormônios.

Muitos sintomas temidos vêm junto com a menopausa, são eles: ondas de calor, muito suor durante a noite, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço, diminuição da memória, menor desejo sexual, depressão, sem contar que muitas melhores engordam na menopausa.

Outro problema importante que aparece na menopausa é a osteoporose, isso porque é o hormônio estrógeno que é responsável por conservar o cálcio nos ossos.

Para diminuir esses sintomas e evitar os problemas, temos uma solução fácil: alimentação. Isso mesmo, com uma alimentação saudável você pode melhorar esse período da menopausa. Os grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças são ótimas opções para auxiliar nesse período.
 
Alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, acido fólico, magnésio, selênio, carboidratos ajudam a amenizar as causas decorrentes dos déficits hormonais.

Para garantir que você coma os alimentos certos para essa fase, vamos passar uma lista dos alimentos que ajudam e qual a função de cada um.
 
Os alimentos e suas funções
 
Vitamina E, para diminuir as ondas de calor. São encontradas em sementes oleaginosas e óleos vegetais
 
Vitamina B6, ajuda a melhorar o bem estar. São encontradas em cereais integrais, ovos e grãos.
 
Vitamina C, necessário para síntese de hormônios ovarianos. São encontradas em frutas cítricas como a laranja.
 
Vitamina D3, para reforçar o sistema imunológico e melhorar a absorção de cálcio. São encontradas nos óleos vegetais.
 
Ácido fólico, ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. São encontrados nos vegetais verdes escuros
 
Cálcio, é essencial para garantir a massa óssea, evitando a osteoporose. É encontrado nos vegetais verdes, leites e derivados.
 
Magnésio, age no bom humor, no relaxamento muscular. São encontrados nos cereais integrais, grãos, beterrabas e sementes oleaginosas.
 
Omega 3, melhora as funções cerebrais, regula a ação insulínica, diminui o colesterol ruim, melhora a fluidez sanguínea. É encontrado na linhaça e em peixes de água fria.
 
Proteínas, para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos. São encontradas em ovos, aves e carne bovino
 
Selênio, fortalece as funções cerebrais. São encontrados na castanha do Pará.
 
Zinco, é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções do ovário e melhorar as funções estrogênicas. É encontrado em frutos do mar e peixes.
 
A menopausa tende a ser uma fase não muito fácil para as mulheres, mas com pequenas mudanças na alimentação, fica mais fácil de passar por essa fase, sem sofrer tanto e se mantendo saudável.
 
Fonte xogordura.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário