Estudo representa alguns dos primeiros indícios de um efeito causal da educação física sobre o excesso de peso em crianças |
Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, demonstraram, pela primeira vez, que a aula de educação física reduz a probabilidade de obesidade entre as crianças.
O estudo, publicado no Journal of Health Economics, representa alguns dos primeiros indícios de um efeito causal da educação física sobre o excesso de peso dos jovens.
Segundo os pesquisadores, os resultados apoiam as recomendações de organizações como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Institute of Medicine, e da American Academy of Pediatrics, que defendem o aumento da quantidade de tempo que as crianças do ensino fundamental passam na aula de educação física.
A equipe, liderada por John Cawley, avaliou a variação na quantidade de tempo que afãs crianças passam na educação física.
Os resultados mostraram que 60 minutos adicionais de educação física por semana reduz a probabilidade de que um aluno da quinta série desenvolva obesidade em 4,8%.
Os pesquisadores também detectaram uma diferença de gênero: o tempo adicional de educação física reduz o peso entre os meninos, mas tem um efeito negligenciável para as meninas.
Uma explicação para esta diferença, segundo Cawley, é que a educação física e outros tipos de atividade física são complementos para os meninos, ou seja, mais tempo de educação física leva os meninos a serem mais ativos em atividades físicas estruturadas, como esportes organizados, mas são substitutos para as meninas, o aumento da educação física leva as meninas a passarem mais tempo assistindo à televisão.
Fonte isaude.net
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