Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Doentes terminais protestam contra alto custo de medicamentos no Chile

Ativista protesta contra o alto custo dos medicamentos em Santiago, no Chile, neste sábado (4) (Foto: AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI )
AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
Ativista protesta contra o alto custo dos
medicamentos em Santiago
Manifestação em Santiago, neste sábado, contou com 5 mil pessoas. Cerca de 15 milhões de chilenos dependem do serviço público de saúde.
 
Dezenas de doentes terminais e crônicos chilenos protestaram junto a seus familiares contra o alto custo dos medicamentos, em uma mobilização sem precedentes realizada neste sábado (4) em Santiago, segundo a agência AFP.
 
Os doentes, alguns deles em cadeiras de rodas e outros andando apoiados por familiares, percorreram cinco quadras do centro de Santiago, em meio a batida de tambores e bandeiras onde se lia: "eu sobrevivi a um acidente vascular cerebral, e agora vivo para pagar a dívida do hospital", ou "o Estado é imoral para com os doentes terminais". A manifestação, que contou com cerca de 5 mil pessoas, procura chamar a atenção do governo para que se crie um fundo nacional de medicamentos que permita o acesso à medicamentos das pessoas com doenças terminais e crônicas.
 
"Há uma proposta para um problema. A ideia é criar um fundo nacional de medicamentos, mas precisa ser apoiado pelo Estado e pelo setor privado", declarou após a marcha, Ricarte Soto, jornalista que organizou a mobilização e que sofre de câncer de pulmão.

"Atualmente nós pagamos muito caro por nossos medicamentos, algumas pessoas não têm recursos para adquiri-los e acabam se endividando, é uma enorme desigualdade", disse à AFP, Monica Castillo, que sofre de câncer de mama.
 
Dezenas de doentes terminais e crônicos chilenos protestam junto a seus familiares contra o alto custo dos medicamentos, em uma mobilização sem precedentes realizada em Santiago, no Chile. (Foto: AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI )
AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
Dezenas de doentes terminais e crônicos chilenos protestam junto a seus familiares contra o alto custo dos medicamentos,
O tratamento de doenças crônicas e terminais no Chile tem custos elevados e, em muitos casos, não podem ser pagos pelo doente, que acaba adquirindo empréstimos ou hipotecas. No Chile, 16% da população tem seguro privado de saúde que dá acesso a um tratamento adequado, mas de alto custo e cujos valores sobem a cada ano de acordo com a idade, sexo e risco, enquanto cerca de 15 milhões de pessoas precisam recorrer a um serviço público com recursos insuficientes para atender ao excesso de demanda.
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário