Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Superbactéria inédita no Brasil é encontrada em hospital de Porto Alegre

A bactéria NDM é altamente resistente à antibióticos. A Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta a todos os hospitais do estado
 
A superbactéria NDM (New Delhi Metallobetalactamase), considerada altamente resistente à antibióticos, foi detectada em dois pacientes internados no Hospital Conceição, na Zona Norte de Porto Alegre, maior hospital público da capital gaúcha.
 
Na última sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota alertando todos os hospitais do estado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, sobre os dois casos detectados ainda no mês de março.
 
A bactéria foi descrita na literatura médica em 2009. Ano passado, foram registrados os primeiros casos na América Latina. Uruguai, Colômbia ou Paraguai, são as prováveis fontes de contaminação dos pacientes internados em Porto Alegre.
 
Conheça a NDM
Em artigo publicado em 2010 na revista cientifica Th Lancet Infectious Diseases, pesquisadores afirmam que uma bactéria, que surgiu na Índia e no Paquistão, tem o potencial para se espalhar e se tornar uma ameaça mundial. A bactéria produz uma enzima, NDM-1, que a protege contra o efeito de antibióticos. No Reino Unido, a maioria dos pacientes com teste positivo de NDM-1 tinham viajado para a Índia ou Paquistão para procedimentos cirúrgicos.
 
O gene da NDM-1 é encontrado em plasmídeos; estas estruturas de DNA podem ser facilmente copiadas e passadas para outros tipos de bactérias, fazendo delas resistentes a medicamentos. Até agora, a NDM-1 tem sido encontrada em larga escala na bactéria E.coli. Plasmídeos bacterianos gram-negativos foram relatados pela primeira vez em meados da década de 90 na Índia e posteriormente se espalharam. A bactéria NDM-1 resistente a medicamentos foi relatada pela primeira vez na Índia em 2009.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário