Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de julho de 2013

PB: Centro cirúrgico é proibido de realizar cirurgias eletivas

Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa
Após vistoria no Hospital Universitário, o Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB) decidiu fechar o local e liberar apenas casos emergenciais
 
Está proibida, desde esta quinta-feira (25), a realização de cirurgias não-emergências no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa. A decisão foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), após vistoria feita nesta manhã.

De acordo com o diretor de fiscalização do CRM, Eurípedes Mendonça, não há condições para continuar os atendimentos no HU até que normas de saúde sejam atendidas. O diretor do centro cirúrgico do Hospital, Geraldo Almeida, confirmou os problemas e informou que o trabalho vinha sendo feito em condições mínimas.

“Falta muita coisa e nós estávamos cumprindo com nossas funções com precariedade. Quando não tem condições de trabalhar, a equipe perde até mesmo o entusiasmo. Imagina como é ter uma cirurgia marcada para fazer amanhã e não saber se tem material disponível”, falou o diretor.

De acordo com Geraldo Almeida, não havia planejamento na compra de materiais por não ter verba disponível para compra. “Nós informávamos o que seria necessário para duas ou três cirurgias e então a compra era feita”, destacou.

Esta falta de recurso se traduz em números. Segundo o cirurgião, para funcionar perfeitamente, como deve ser um hospital escola, o HU precisaria de R$ 4 milhões mensais em verbas do Governo Federal, mas recebia apenas R$ 1,3 milhão.

“Toda esta discursão já vinha sendo explicitada dentro da administração, mas tudo depende de Brasília, se Brasília não envia, nós não temos”. Após o fechamento do centro cirúrgico para operação eletiva, foi encaminhado a direção do hospital uma série de solicitações para que o problema seja resolvido rapidamente.

“Estão na lista desde material físico, como ataduras e anestesias, até a contratação de mais profissionais, enfermeiros e médicos anestesistas. Pedimos ainda reparos na estrutura, já que há mais de 40 anos o hospital e os equipamentos não passam por melhorias”, detalhou Geraldo Almeida.

Não há um prazo definido para que as determinações sejam cumpridas.

Fonte www.leiaja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário