Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lúpulo presente na cerveja traz benefícios para a saúde e o bem-estar

Lúpulo presente na cerveja traz benefícios para a saúde e o bem-estar Gilmar de Souza/Ver Descrição
Foto: Gilmar de Souza
Quanto maior a quantidade de lúpulo na bebida, maior as
 chances de prevenção de doenças
Ingrediente possui propriedades que podem ajudar no combate a resfriados, fortalecimento do sistema imunológico e combate a insônia
 
Com o inverno aí, a temporada de clima seco demanda maiores cuidados com a saúde. A associação entre baixas temperaturas, poluição do ar e diminuição das chuvas aumenta os casos de alergias e infecções respiratórias, principalmente gripes e resfriados.

Mas há uma boa notícia para os amantes de cerveja. O lúpulo, ingrediente presente na bebida, pode ser um importante aliado para diminuir o risco de infecções respiratórias. A planta, utilizada para estabilizar os sabores e aromas da bebida, possui substâncias com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, além de outros efeitos bioativos. Uma latinha de 350 mL contém, por exemplo, teor de polifenóis semelhante a um cálice de 120 mL de vinho tinto. Ou seja, quanto maior a quantidade de lúpulo na bebida, maior as chances de prevenção de doenças.

Um recente estudo japonês de 2013 demonstrou que compostos do lúpulo são capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo com a proteção contra a pneumonia, outra doença frequente nesta época. Além da atuação direta na inibição dos vírus causadores de infecções respiratórias, há evidências de que o consumo moderado de cerveja ainda traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra algumas infecções.

Pesquisadores europeus verificaram que o consumo diário de 330 ml de cerveja por mulheres e 660 ml por homens, no período total de um mês, aumentou a concentração de células de defesa do sistema imune nas mulheres, e a produção de anticorpos em ambos os sexos.

Estudos com o lúpulo também comprovam que este ingrediente ainda é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA – uma substância liberada pelos neurônios, que diminui a ação do sistema nervoso, promovendo um efeito sedativo. A planta é alternativa possível para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono, que são condições associadas ao estresse e ao prejuízo da função do sistema imune.

Dessa forma, a paixão nacional dos brasileiros, além de ser uma bebida saborosa e agradável, possui propriedades importantes e, quando aliada a uma rotina de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e atividade física, pode trazer benefícios para a saúde. É possível aproveitar os benefícios da cerveja sem abrir mão de saúde e bem estar.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário