Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conheça os alimentos ruins para a osteoporose

O excesso de cafeína  favorece a eliminação do cálcio pela urina,
comprometendo o equilíbrio desse mineral no organismo
Excessos de sal, proteína, cafeína, alimentos gordurosos e ricos em ferro podem atrapalhar a absorção de cálcio do organismo
 
A prevenção de doenças dos ossos como a osteoporose não se faz apenas fazendo uma dieta rica em cálcio. Também é importante saber quais alimentos prejudicam a absorção do mineral pelo organismo ou que até mesmo retiram a substância dos ossos, fragilizando o esqueleto e facilitando o início da doença. 
 
A nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional da clínica Equilíbrio Nutricional , explica quais alimentos merecem atenção ao serem consumidos porque fazem o corpo perder cálcio.            
          
“Os excessos de sal, proteína, cafeína, alimentos gordurosos e ricos em ferro, assim como refrigerantes de cola, que contém fósforo, favorecem a descalcificação", alerta Roseli.            
           
Além disso, existem também aqueles alimentos que se não fazem o corpo perder o mineral, também não contribuem para sua fixação nos ossos. “Os alimentos ricos em ácido fítico, como feijão cru, sementes, castanhas, cereais, isolados de soja e alimentos ricos em ácido oxálico, como o espinafre, batata doce, feijão e chocolates diminuem a absorção de cálcio pelo organismo”. Nestes casos, o melhor é não ingerir produtos ricos em cálcio, como laticínios, na mesma refeição.
 
Entenda na galeria abaixo quais são os alimentos da lista negra da osteoporose:
 
- O excesso de cafeína (mais que 3 xícaras de chá por dia) favorece a eliminação do cálcio pela urina, comprometendo o equilíbrio desse mineral no organismo.
 
- Alimentos ricos em ferro: eles competem com o cálcio, porém é raro que alguém tenha uma dieta mais rica em ferro do que em cálcio.
 
- O excesso de ferro facilita a eliminação de cálcio urinário. Isso acontece porque eles competem pela mesma porta de absorção nas células.
 
- O excesso de gorduras saturadas, como a manteiga, se liga facilmente ao cálcio e formam complexos insolúveis, favorecendo a eliminação do mineral pelas fezes.
 
- Por conter fósforo, que controla o paratormônio, responsável por mobilizar o cálcio no osso e disponibilizá-lo na circulação, o refrigerante favorece a descalcificação.
 
- Os cereais diminuem a absorção de cálcio, por conter ácido fítico.
 
- As castanhas também são ricas em ácido fítico.
 
- Ácido oxálico: presente no espinafre, também diminui a absorção de cálcio pelo organismo.
 
- A batata doce também é rica em ácido oxálico. Assim como o feijão e o chocolate.
 
- O excesso de fibras solúveis, encontradas nas cascas das frutas, também prejudica a absorção de cálcio.
 
O excesso de sal também tem papel negativo quando a questão é osteoporose. Ele aumenta a excreção de cálcio urinário.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário