Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de julho de 2013

ONU cria Dia Mundial do Toalete para incentivar saneamento básico

Assembleia Geral da ONU que adotou resolução para que o dia 19 de novembro seja o Dia Mundial do Toalete
Foto: UN Photo/Devra Berkowitz
Assembleia Geral da ONU que adotou resolução para que o dia
 19 de novembro seja o Dia Mundial do Toalete
Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas não tem acesso a um banheiro adequado e outro bilhão faz suas necessidades ao ar livre
 
A Assembleia Geral da ONU adotou nesta quarta-feira (24) uma resolução que oficializa 19 de novembro como o Dia Mundial do Toalete. A data será observada anualmente para aumentar a conscientização sobre a necessidade de todas as pessoas terem acesso ao saneamento.
 
O vice-secretário-geral agradeceu o governo de Cingapura pela "liderança em uma questão crucial e de importância global". A resolução foi sugerida pelo país asiático.
 
Jan Eliasson destacou que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a um banheiro adequado, ou seja, cerca de 2,5 bilhões. Quase 2 mil crianças morrem todos os dias por diarreia, uma enfermidade que poderia ser prevenida.
 
Além disso, mais de 1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre. A Assembleia Geral pediu o fim da prática, considerada "extremamente perigosa para a saúde pública."
 
Segundo o vice-chefe das Nações Unidas, a falta de saneamento básico e de água potável geram, para os países em desenvolvimento, perdas econômicas de US$ 260 bilhões todos os anos.
 
Eliasson lembra que acesso adequado ao saneamento é uma "questão básica de diginidade". Para ele, "é inaceitável que muitas meninas deixem de ir à escola pela falta de banheiros adequados e que pelo mesmo motivo, mulheres sejam vítimas de estupros e abusos."
 
O vice-secretário-geral lembrou que em março deste ano, a ONU lançou a iniciativa "Ação pelo Saneamento". Eliasson apela a todos os países que acelerem os progressos rumo a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de direitos básicos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário