A doença é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio ocorre, principalmente, pelas gotículas de saliva, pelo espirro, pela tosse ou pelo contato direto com o líquido das bolhas. A recuperação completa da pessoa que contraiu a doença leva cerca de dez dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Especialistas alertam caso alguém seja contagiado, a única maneira de evitar a proliferação é através do isolamento social, para evitar que outras pessoas sejam afetadas e esperar que as lesões da pele cicatrizem, para só aí retomar sua rotina normal.
Além disso, os pacientes devem evitar tocar ou coçar as feridas, já que os atos podem provocar infecções bacterianas, causando complicações, aumentando a probabilidade de a pele ficar manchada. Caso a pessoa suspeita que esteja com a doença, deve procurar orientação médica. Para evitar que uma criança não pegue catapora, é importante que seja vacinada antes de completar um ano de idade.
Feira de Santana
Por conta do número de casos registrados no município nos últimos meses e para combater a doença, a partir do dia 1º de outubro, a vacina contra a catapora será distribuída gratuitamente nos postos de saúde para as crianças com idades entre um ano e três meses, até um ano e onze meses.
Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário