Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dores nos pés pode ser fascite plantar

Uma dor incômoda, persistente, principalmente ao acordar e colocar os pés no chão e que acomete sedentários e atletas. Esses são alguns dos sintomas da fascite plantar, uma inflamação na estrutura que recobre os músculos da planta do pé – a fáscia plantar.
 
De acordo especialistas, a fascite plantar atinge mais os homens com idade entre 40 e 70 anos. Mas isso não isenta as mulheres. E eu sou um exemplo disso. Adoro fazer longas caminhadas e ao consultar o ortopedista pude comprovar que as dores intensas especialmente no pé esquerdo tinham um motivo.
 
Para entender melhor a inflamação é preciso conhecer o pé, como explica a fisioterapeuta Raquel Castanharo. “A fáscia plantar, estrutura que recobre os músculos da sola do pé, tem entre outras funções auxiliar nos movimentos e na sustentação do arco medial do pé, além de absorver o impacto do corpo com o solo. Se houver alguma mudança relacionada a esses mecanismos, ocorre a inflamação”.
 
E elas são acarretadas, na maioria dos casos, por alguma dessas ações:

• O uso de calçados inadequados, muito baixos, com solas macias e sem apoio à curva do pé. Atenção mulheres: o uso recorrente das sandálias rasteirinhas e sapatilhas contribuem para o problema

• Pisada inadequada: pé plano (popularmente pé chato)

• Obesidade ou ganho rápido de peso

• Corridas ou caminhadas de longa distância, especialmente em ladeiras ou em superfícies irregulares

• Permanência por longos períodos em pé

• Tensão no tendão de aquiles (o tendão que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo)
 
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito por meio de exame radiológico. Se o resultado for positivo é hora de iniciar o tratamento adequado.
 
Segundo o ortopedista Sérgio Vianna, o uso de medicamentos é indicado para aliviar as dores, acompanhado do uso de palmilhas ortopédicas ou calcanheiras. O uso de sapatos adequados com apoio e amortecedores de impacto ajudam muito. Mas também há casos em que se faz necessário o uso de botas imobilizadoras.
 
Raquel Castanharo lembra que a fisioterapia é outra aliada importante do tratamento, principalmente, para fortalecer os músculos do pé e treino do movimento para melhorar o amortecimento de impacto ao piso no solo.
 
Se nenhuma dessas medidas der resultado, Vianna diz que ainda é possível indicar aplicações no pé inflamado. “Temos ainda a cirurgia, só indicada em casos graves”.
 
Em todos os casos, a indicação dos profissionais é preciso ser seguida. O tratamento pode durar variável de algumas semanas a anos. Na maioria dos pacientes, a melhora aparece após nove meses.
 
Então, já sabe: procure um ortopedista e cuide com carinho daquele que te leva para todos os lugares.

Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário