Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como fazer banho de assento

Utilizado há séculos em diversas culturas ao redor do planeta. Esse é um processo que serve para melhorar a  higienização, ou ainda para amenizar as dores corporais.
 
O banho de assento é muito útil e bastante recomendado pelos médicos e também pelas pessoas mais antigas.
 
Esse banho é normalmente utilizado para promover o alivio de coceiras, logo, ele é o principal componente do tratamento receitado para aliviar as coceiras causadas pela catapora.
 
Esse banho também auxilia a limpar melhor a pele, pois elimina os fungos e as bactérias existentes no órgão.
 
Utiliza- se o banho de assento também para ajudar na cicatrização de algumas feridas como pequenos cortes, arranhões e as próprias feridas da catapora.
 
Tendo tantas utilidades, é imprescindível aprender a preparar um bom banho de assento.
 
Do que você vai precisar
  • Bicarbonato de sódio ou sal de magnésio;
  • Água;
  • Uma banheira ou uma bacia (20 a 30 cm de diâmetro);
  • Um recipiente para por água (copo, cumbuca, pote, leiteira, etc.)
  • Vinagre;
  • Paninhos umedecidos (paninhos de bebê);
  • Toalha;
  • Aveia;
  • Secador de cabelo.
Tomando  o banho
 
1- Certifique-se de que sua banheira ou bacia está limpa, de preferência esterilizada, antes de seu banho de assento. Isso pode ser conseguido com auxílio dos paninhos umedecidos. Encha sua banheira até uma altura em que a água cubra suas nádegas e o seu quadril. A água deve ser quente, mas tolerável o suficiente para que você permaneça no local por algum tempo sem ganhar uma queimadura.
 
2- Adicione o sal ou o bicarbonato à água até que ela fique salgada. Lembrando que entre as duas opções, o sal de magnésio é o que oferece maior alívio para os sintomas da dor. Adicione também, nesse momento, uma xícara de vinagre.
 
3- Use aveia somente se você sofre de coceira, conforme observado por médicos, à farinha de aveia reduz a necessidade de coceira, logo, ela será um ótimo calmante para o seu desconforto
 
4- Você poderá sentar-se no banho de maneira que os seus  joelhos fiquem dobrados, porém será melhor se você puder esticar as pernas para os lados da  banheira. Permaneça nesse banho durante 20 minutos, quatro vezes por dia. Se estiver usando uma bacia você deverá permanecer de joelhos ou sentado, enquanto, com o auxílio de um outro recipiente banha e massageia os locais de dor ou de coceira.
 
5- Ao sair seque bem o local da dor ou da coceira com uma toalha e se puder com um secador de cabelo também.
 
Espero que essas dicas te tragam alívio.
                         
Este artigo foi escrito por Thay Cristine e é propriedade do Como Fazer.

Como fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário