Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Taxa de doadores de órgãos aumentou 36% do país desde 2010

A taxa de doadores de órgãos por milhão de habitantes aumentou 36% no país desde 2010, segundo estimativa do Ministério da Saúde. A relação passou de 9,9 para 13,5 no primeiro semestre deste ano.
 
Nos últimos dez anos, a taxa de negativas para a doação passou do patamar de 80% para 45%.
 
O indicador revela a parcela das famílias que se recusa a aprovar a doação de órgão de um parente falecido.
 
Segundo o ministério, a ampliação do número de doadores e de centros especializados para captação de órgãos, nos últimos anos, permitiu zerar a fila de transplantes de córnea em cinco Estados da federação: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
 
O transplante de córnea responde por cerca de 60% do total de transplantes realizados no país.
 
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) comemorou os números, mas apontou questões a serem resolvidas: a ampliação do número de Estados que realizam transplantes complexos e a garantia da qualidade do armazenamento dos órgãos.
 
"Ainda temos problemas com o líquido usado para preservar o órgão. Decidimos centralizar a compra." Segundo o ministro, há duas empresas internacionais interessadas em fazer a transferência de tecnologia para a produção nacional da substância.
 
Padilha reforçou a importância de qualificar as equipes que abordam as famílias de potenciais doadores, já que cabe a elas bater o martelo a respeito da doação ou não do órgão.
 
Paralelamente ao balanço, o governo lançou a campanha anual para alavancar as doações de órgãos no país, que será veiculada entre os dias 23 e 27 de setembro.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário