Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Microscópio para smartphones consegue detectar vírus individualmente

Avanço no uso dos smartphones poderia ajudar os médicos em locais distantes com recursos limitados
Foto: American Chemical Society
Avanço no uso dos smartphones poderia ajudar os médicos em
 locais distantes com recursos limitados
O avanço vai ajudar médicos de locais distantes e sem recursos a monitorar a evolução dos tratamentos para as infecções
 
Novos dispositivos são capazes de converter smartphones em poderosos mini-microscópios com condições de detectar bactérias e vírus. Procedimento que, até agora, depende de microscópios caros, com várias lentes e outros componentes óticos.
 
De acordo com os responsáveis pelo estudo, o avanço vai ajudar médicos de locais distantes e sem recursos a monitorar a evolução dos tratamentos para as infecções, já que o equipamento permite detectar os vírus individualmente.
 
A equipe de Aydogan Ozcan, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, desenvolveu vários microscópios compactos que podem ser instalados em smartphones para detectar os vírus ou bactérias ou verificar a visão pacientes. Os dispositivos funcionam em nanoescala para contar o número de bactérias sub-mícron ou vírus na amostra.
 
O resultado é um sistema de imagem portátil que utiliza a energia digital de smartphones para detectar vírus, determinando a carga viral, o que permite identificar a gravidade da infecção, tornando o tratamento mais eficaz.
 
O novo dispositivo pesa pouco mais de 100 gramas e, nos testes inciais, permitiu a detecão de patógenos como o citomegalovírus humano, um membro da família do vírus herpes, que pode ser fatal em pacientes com baixa imunidade.

 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário