Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bebês de Camboriú não estão sendo vacinados, diz denúncia do Conselho Tutelar

Enfermeira da policlínica do Centro foi afastada e sindicância foi aberta pela prefeitura

O Conselho Tutelar de Camboriú protocolou, na tarde de quinta-feira, uma denúncia no Ministério Público (MP) que aponta que crianças da cidade não receberam as vacinas obrigatórias oferecidas pelo SUS. A suspeita é de que os medicamentos estariam sendo trocados por soro ou qualquer outro material. A Secretaria de Saúde do município já abriu uma sindicância para investigar o caso e afastou uma técnica de enfermagem, depois de receber denúncias de pais via ouvidoria da prefeitura.
 
Segundo o conselheiro Valmor Dalago, algumas famílias já procuraram o conselho para denunciar o caso, dizendo que as crianças não sentiam dor na hora da vacina e também ficavam sem marcas.
 
? Em um dos casos, a criança ficou doente e o exame não encontrou os anticorpos, sinal de que não teria sido vacinados, mesmo com a carteirinha em dia ? comenta Dalago.
 
Ele vai pedir ao MP que, caso seja comprovado o problema, as crianças voltem para receber as devidas vacinas. As denúncias apontam que o caso se restringiu apenas à policlínica, que fica no Centro da cidade.
 
Afastamento
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fabiola Rigo da Cruz, confirmou que a prefeitura também recebeu denúncias e avisou que uma profissional já foi afastada no início do mês. Uma sindicância interna foi aberta para apurar se realmente as vacinas não eram aplicadas. O nome da profissional não foi divulgado, mas Fabiola comentou que se trata de uma técnica de enfermagem que entrou pelo processo seletivo.
 
Nós preferimos acreditar na nossa profissional, mas se algo aconteceu, algumas medidas serão tomadas. Ela pode ser desligada e responder um processo administrativo ? comentou.
 
Fabiola disse também que, até agora, não há registro de crianças doentes por falta de vacina. Também não é possível afirmar, ainda, se caso a irregularidade for comprovada, as crianças terão de voltar para serem vacinadas.
 
Se for comprovado, conversaremos com o Ministério da Saúde e a secretaria de Estado para decidir o que fazer ? disse a diretora.
 
Hora de Santa Catarina

Um comentário:

  1. E os exames pra saber se a criança tem as vacinas ou não, quem vai pagar?

    ResponderExcluir