Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cientistas descobrem por que os recém-nascidos têm a imunidade tão baixa

Cientistas descobrem por que os recém-nascidos têm a imunidade tão baixa Rick Cowan/SXC.hu
Recém-nascidos são mais propensos a ficar doentes
Ausência de proteína que protege o organismo seria o motivo de bebês serem mais propensos a ficar doentes
 
Se você considera a temporada de gripes e resfriados difícil de aguentar, é porque esqueceu de como foi passar por ela quando você era criança. Uma nova pesquisa, publicada no Journal of Leukocyte Biology, lança uma nova luz para o motivo dos recém-nascidos serem tão propensos a ficar doentes por vírus: eles nascem sem uma das proteínas-chave necessárias para protegê-los.
 
Essa proteína, chamada "toll-like receptor 3" ou "TLR3," atua no reconhecimento de diversos vírus e intermedia a resposta imune a eles. Sem essa proteína, as células do sistema imunológico dos recém-nascidos não conseguem reconhecer e reagir da forma adequada a certos vírus, especialmente o vírus herpes simplex, conhecido como HSV.
 
— Este estudo ajuda a entender a base molecular para a imaturidade do sistema imunológico dos recém-nascidos. Nós acreditamos que isso possa contribuir para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas para proteger esta parte tão vulnerável da população — afirma Lucija Slavica, pesquisadora que participou do estudo do Department of Rheumatology and Inflammation Research, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
 
Para fazer esta descoberta, os cientistas compararam células do cordão umbilical de recém-nascidos com células do mesmo tipo de adultos. As células dos recém-nascidos não tinham a proteína TLR3, presente nos adultos. Essas células ajudam o corpo a eliminar as infecções virais. Quando os pesquisadores trataram os dois grupos com um componente sintético que imita a presença viral, as células do sistema imunológico dos adultos reagiram com substâncias contra os vírus, enquanto as células dos recém-nascidos não conseguiram fazer isso ou tiveram o desempenho prejudicado.
 
— Este estudo é particularmente importante pois qualquer pai pode atestar o quanto as crianças são suscetíveis a infecções e essa descoberta pode levar a novas terapias — disse John Wherry, Ph.D. e editor do Journal of Leukocyte Biology.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário