Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cérebro de bebês reproduz movimentos de outras pessoas, afirma estudo

Cérebro de bebês reproduz movimentos de outras pessoas, afirma estudo Digital Property Ltd/Deposit Photos
Pesquisa oferece novas pistas para a compreensão da imitação
e aprendizagem cultural
Observando os movimentos do corpo de outros seres humanos, o córtex da criança ativa determinadas regiões do cérebro
 
O cérebro infantil é surpreendentemente sensível aos movimentos de outras pessoas, de acordo com uma novo estudo publicado nesta quarta-feira por uma equipe de pesquisadores das universidades de Temple e Washington.
 
Quando os adultos veem outros seres humanos fazendo movimentos com partes específicas do corpo, as partes de seus cérebros responsáveis pelo movimento de partes do corpo também se tornam ativados. Por exemplo: quando vemos alguém movendo as mãos, a parte do córtex dedicado a movimentação da mão também se torna ativo.
 
Existem várias teorias do desenvolvimento e da evolução a respeito das razões desse fenômeno. Uma delas é que ele pode ser uma base neurobiológica da nossa capacidade de imitar os outros, o que é necessário para a aprendizagem cultural e desenvolvimento da linguagem. Até agora, no entanto, esse fenômeno só foi observado em adultos, e os pesquisadores optaram por investigar se o cérebro infantil também mostra essa sensibilidade.
 
Neste estudo, os autores usaram gravadores não-invasivos sobre o couro cabeludo das crianças para mostrar que, quando observavam outras pessoas usando suas mãos, a atividade na parte do córtex aumentava. Da mesma forma, quando as crianças observavam outras pessoas que moviam seus pés, a atividade nas áreas do pé de seu córtex também aumentava.
 
Isso fornece evidências de que o cérebro infantil está sintonizado com a observação de ações de outras pessoas, o que oferece novas pistas para a compreensão da imitação e aprendizagem cultural.
 
— O sistema nervoso de bebês os conecta diretamente com outras pessoas, o que dá início a imitação social e emocional. Os bebês nos olham e veem eles mesmos — afirma o autor do estudo, Andrew Meltzoff.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário