Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estudo aponta os cinco comportamentos saudáveis para evitar a demência

Estudo aponta os cinco comportamentos saudáveis para evitar a demência Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Prática de atividade física é um dos hábitos mais importantes para
 não se desenvolver a demência
Bons hábitos de vida trazem mais benefícios que medicamentos
 
Um estudo realizado durante 35 anos identificou cinco comportamentos essenciais para levar uma vida livre da demência: fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, ter baixo peso corporal, manter uma dieta saudável e uma baixa ingestão de álcool.
 
As pessoas que seguiram quatro ou cinco desses comportamentos apresentaram 60% menos casos de demência e declínio cognitivo — com o exercício físico como um fator atenuante forte — assim como 70% menos casos de diabetes, doenças cardíacas e derrame, em comparação com as pessoas que não seguiram nenhum.
 
— O tamanho da redução na ocorrência da doença devido a esses simples passos saudáveis realmente nos surpreendeu e isso é de enorme importância no envelhecimento da população— afirma o principal autor do estudo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff, Peter Elwood.
 
A pesquisa mostra que manter uma vida saudável proporciona grandes e surpreendentes benefícios à saúde. Os comportamentos saudáveis têm um efeito muito mais benéfico do que qualquer tratamento médico ou procedimento preventivo.
 
— Seguir um estilo de vida saudável deve ser um compromisso do próprio indivíduo consigo mesmo. Infelizmente, esse estudo mostra que poucas pessoas seguem um estilo de vida totalmente saudável. Além disso, nossos resultados revelam que, enquanto o número de pessoas que fumam tem caído desde que o estudo começou, o número de pessoas que levam um estilo de vida totalmente saudável não mudou — acrescentou Elwood.
 
O estudo registrou os comportamentos de 2.235 homens com idades entre 45 e 59 anos em Caerphilly, no País de Gales. O estudo teve diversos objetivos e tem sido a base para mais de 400 trabalhos de pesquisa na área médica. Um dos objetivos mais importantes foi examinar a relação entre os estilos de vida saudáveis, as doenças crônicas e o declínio cognitivo ao longo de um período de 35 anos, para monitorar mudanças na aceitação de comportamentos saudáveis.
 
— Nós já sabíamos há algum tempo que o que é bom para o seu coração também faz bem para a cabeça, e este estudo fornece mais evidências para mostrar que uma vida saudável poderia significativamente reduzir as chances de desenvolver demência. Essas pesquisas amplas são essenciais para compreender como a demência pode ser prevenida — afirmou o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Alzheimer's Society, Doug Brown.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário