Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Fim de ano: faça uma ceia mais saudável

As festas de final de ano estão chegando. Você já está organizando a ceia? Não raro, muitos fazem verdadeiros banquetes nesta época, mas, será mesmo necessário? Como fazer uma ceia mais saudável? Veja algumas dicas e aproveite as festas com mais saúde e consciência.
 
Segundo a nutricionista Tatiana Rom, parceira do Organomix, um e-commerce de alimentos naturais e orgânicos, é recomendado evitar frituras e molhos gordurosos que são à base de creme de leite. Ela recomenda também evitar a maionese e optar pelos assados. A rabada e o kibe assados, por exemplo, são mais saudáveis e continuam saborosos.
 
Um dos pratos típicos da ceia é o peru, que também é saudável. “O peru é uma carne branca com pouca gordura. O problema são os acompanhamentos, ele deve ser consumido com alimentos saudáveis”, explica. Para as outras carnes, prefira assadas, cozidas ou grelhadas, mas, vegetarianos, não se preocupem. “As leguminosas são fonte de proteínas. Então, saladas de lentilha ou grão e bico são ótimas opções”, indica.
 
Para sobremesa, uma salada de frutas vai muito bem. Outra opção é montar uma mesa de frutas ou deixá-las organizadas em um recipiente bonito. Assim, além de cada um escolher a sua, o tempo de conservação é maior.
 
E atenção: evite o desperdício! Para isso, pense na quantidade de comida adequada para o número de pessoas. No Natal, por exemplo, é comum que o almoço do dia 25 seja com os mesmos alimentos servidos no dia 24. “O cuidado neste caso deve ser com a exposição dos pratos para evitar a contaminação, já que é uma época de muito calor”, alerta.
 
Na hora de comprar os ingredientes, dê preferência para os alimentos orgânicos. Eles nem sempre são mais caros e não prejudicam a saúde.
 
Anote a receita de um assado vegetariano sugerida pela Organomix:
 
Ingredientes
- 1 berinjela
- 1 abobrinha
- 1 cebola
- 1 abóbora japonesa
- 2 pimentões (coloridos)
- 1 cabeça de alho (com casca)
- Azeite
- Alecrim a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
 
Modo de Preparo
Primeiro, corte todos os vegetais em pedaços grandes. Arrume os legumes em um tabuleiro, com exceção da abóbora. Esta deve ficar em um tabuleiro separado, pois vai cozinhar por mais tempo.
 
Tempere os dois tabuleiros com sal, pimenta e alecrim. Por último, regue com bastante azeite. Leve ao forno (180°C). A abóbora deve assar por 40 minutos e o mix de legumes por 30 minutos.
 
Para encontrar a feira de orgânicos mais próxima de você, clique aqui. 
 
A Organomix entrega no Rio de Janeiro e em Niterói. Clique aqui e saiba mais.
 
Para mais opções de delivery de orgânicos pelo Brasil, clique aqui. 
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário