Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Atividade física moderada reduz risco de morte em idosos hipertensos

Atividade física moderada reduz risco de morte em idosos hipertensos Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
 Bom preparo físico pode reduzir risco de morte em até 48%
entre idosos com pressão alta
Segundo pesquisa, caminhadas de 20 minutos já são capazes de trazer benefício
 
Os exercícios físicos, mesmo em níveis moderados, podem ser grandes aliados para reduzir o risco de morte de homens idosos com hipertensão, de acordo com uma nova pesquisa publicada no American Heart Association's Journal Hypertension.
 
Segundo Charles Faselis, um dos autores do estudo, esse benefício já pode ser alcançado com uma caminhada de 20 a 40 minutos, realizada na maioria dos dias da semana.
 
Os pesquisadores avaliaram a resistência de 2.153 homens com mais de 70 anos e com pressão arterial elevada. Após os exames, eles foram classificados em três grupos de aptidão física: baixa, moderada e alta.
 
A aptidão foi medida por meio de padrões internacionais, chamados equivalentes metabólicos (METs). Um MET equivale à quantidade de oxigênio que o corpo usa por minuto de acordo com o peso. Quanto maior o MET, mais capacidade física.
 
Após acompanhamento de nove anos, os pesquisadores concluíram que o risco de morte foi 11% mais baixo para cada MET a mais na capacidade de exercício.
 
O principal autor do estudo, Peter Kokkinos, destaque que, embora esse número não pareça uma grande queda na taxa de mortalidade, o impacto maior é revelado quando comparamos os indivíduos de baixa, moderada e alta aptidão com aqueles menos aptos:
 
- Aptidão física baixa: 18% menos risco de morte

- Aptidão física média: 36% menos risco de morte

- Aptidão física alta: 48% menos risco de morte
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário