Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

EUA confirmam registro do segundo caso de coronavírus Mers no país

Foto: Reprodução
Coronavírus da MERS
Síndrome Respiratória do Oriente Médio surgiu na Arábia Saudita em 2012. Paciente é profissional da saúde que trabalhou no país asiático
 
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram, nesta segunda-feira (12), o registro do segundo caso do coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) dentro do seu território. O caso ocorreu no estado da Flórida. Até as 13h desta segunda (no horário de Brasília) os detalhes sobre o paciente infectado não haviam sido divulgados. Mas o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), afirmou que se trata do segundo caso "importado", ou seja, o paciente contraiu o vírus em outro país e o levou ao território norte-americano.
 
Similar ao vírus que provoca a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), o Mers foi detectado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Até o sábado (10), 139 pessoas haviam morrido por causas relacionadas ao Mers no país do Oriente Médio.
 
O primeiro caso de infecção pelo vírus nos Estados Unidos foi confirmado no dia 2 de maio. Na ocasião, a diretora do Centro Nacional de Imunização e doenças respiratórias do CDC, Anne Schuchat, disse que o primeiro caso do vírus é motivo de "grande preocupação por causa de sua virulência", observando que ele se mostrou fatal em cerca de um terço dos casos de infecção.
 
Ela acrescentou que o caso representa um risco muito baixo para o público em geral, mas que o Mers pode se espalhar para profissionais da saúde e que não há tratamentos disponíveis para o vírus.
Segundo a especialista, o paciente infectado no dia 2 de maio trabalha na área da saúde e prestou serviços na Arábia Saudita. Ele é de Indiana.
 
Apesar de a maioria dos casos de Mers se concentrarem na Arábia Saudita e em outros países do Oriente Médio, a descoberta de casos esporádicos no Reino Unido, Grécia, França, Itália, Malásia e em outros lugares têm gerado preocupação sobre o potencial de disseminação global da doença.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário