Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Especialistas temem surto de dengue no Nordeste durante a Copa

Reprodução
Os casos de dengue estão em queda neste ano no Brasil. Apesar disso, especialistas alertam para o risco mais elevado de uma epidemia da doença na região Nordeste durante a Copa do Mundo
 
O período em que o mosquito transmissor fica mais ativo acaba em maio na maior parte do país, quando em geral chove menos. Mas como o clima é diferente no Nordeste, mais chuvoso em junho e julho, o surto pode coincidir com o Mundial. Para especialistas, as cidades com mais risco são Natal, Fortaleza e Salvador.
 
Em dezembro, quando o pesquisador britânico especialista em dengue Simon Hay havia alertado para o risco maior da doença no Nordeste durante o Mundial, o Ministério da Saúde minimizou o problema.
 
À BBC Brasil, o órgão disse que "em junho e julho, meses em que serão realizados os jogos da Copa do Mundo 2014, as taxas de incidência da doença mostram baixa transmissão na região Nordeste, não havendo evidências de que, durante a realização dos jogos, possam ocorrer epidemias de dengue nas cidades-sede".
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 322.230 casos de dengue neste ano, até 19 de abril. O número é bem menor do que os 1,1 milhão de casos registrados no mesmo período de 2013.
 
No Estado de São Paulo, também houve queda na incidência da doença (117 mil casos neste ano ante 170,5 mil em 2013), mas os casos graves aumentaram 184,68% - de 359 entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2013 para 1.022 em 2014.
 
Os casos da doença têm se concentrado em algumas cidades paulistas e municípios como Campinas e Jaú apresentam epidemia da doença.
 
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário