Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Chá de fitolaca – Benefícios e propriedades

Reprodução: Phytolacca decandra
A fitolaca, de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros

Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura.

A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas limidas.

Devido às suas propriedades, as folhas e raízes da fitolaca são largamente utilizadas na medicina popular.

O suco das bagas da planta tem sido usado como pigmento, tinta e como agente de coloração para vinhos; as pequenas e novas folhas são enlatadas e vendidas com a denominação “poke salet”.

As propriedades medicinais da fitolaca 

- Depurativa;

- Anti-inflamatória;

- Antirreumática;

- Purgativa;

- Emenagoga;

- Laxante leve.

Os benefícios e as indicações de uso
A fitolaca proporciona benefícios no tratamento dos casos de artrite e reumatismo crônicos, edemas, sarna, dismenorreia, obesidade, câncer de pele, sífilis e dermatofitose.

Como utilizar a fitolaca?
Para aproveitar os benefícios desta planta, basta preparar um chá.

Chá de fitolaca
Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Efeitos colaterais e precauções
A ingestão das folhas maduras, frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade.

Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto, causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas.

As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas.

*Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa, por isso, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário