Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CBA lança a 7ª Revista Acreditação em Saúde

Divulgação
Presidente da ISQua aponta problemas e soluções mundiais para qualidade em saúde

“A maior parte dos países da América Latina está em uma fase de transição no seu desenvolvimento. Os cuidados e recursos dos grandes hospitais em metrópoles se igualam a qualquer outro lugar do mundo, mas em áreas rurais e em hospitais de pequeno porte são frequentemente limitados”. A declaração do presidente da International Society for Quality in Healthcare (ISQua), o médico e professor David Bates, está na nova edição da revista Acreditação em Saúde, publicação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Em entrevista exclusiva, Dr. Bates, que estará no Brasil de 5 a 8 de outubro, para a 31ª Conferência mundial da ISQua, defendeu ainda o cadastro único do paciente, independente dele ser atendido na rede pública ou privada: “É claramente melhor ter um sistema de intercâmbio de informações que acompanhe o paciente. A ISQua apoia o desenvolvimento de soluções que permitam que as informações de um paciente se movam com ele. Isso está acontecendo em algumas regiões do Brasil, como em São Paulo, mas não é uma regra”.

Ele assegura ainda que uma das maneiras da ISQua contribuir para os esforços colaborativos internacionais para melhorar a qualidade e a segurança é  através do seu International Accreditation Programme (IAP), que se subdivide em três partes: a acreditação de padrões de atendimento de saúde, a acreditação de organizações de avaliação externa e a acreditação de programas de treinamento de supervisores. “A ISQua desenvolveu diretrizes e princípios para o desenvolvimento de padrões para a saúde e assistência social e diretrizes e princípios para organizações de avaliação externa que determinam as melhores práticas requeridas para a criação de padrões e para as avaliações externas”, garante o presidente da entidade.

Ele, que também é chefe da divisão de Medicina Geral do Brigham and Women’s Hospital (EUA), assegura que é preciso estimular a cultura de registro de erros ou quase falhas, nos casos em que esses padrões não forem seguidos ou adotados. “Precisamos sair de uma cultura que busca culpar para um ambiente que encoraje a avaliação e, eventualmente, desenvolva soluções para potenciais eventos adversos, antes mesmo que eles ocorram”, enfatiza. De acordo com Dr. Bates, “não existe resposta fácil, mas cada organização deve providenciar um mecanismo simples que permita um relato sem culpa para melhorar a qualidade e segurança do tratamento prestado aos pacientes”.

Em sua entrevista à revista do CBA, o presidente da ISQua fala ainda sobre outro importante aspecto: as infecções associadas ao sistema de saúde que, ele classifica como o principal fator nocivo para a saúde mundial, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Dr. Bates diz que as mãos são o principal agente de transmissão dos germes durante qualquer tratamento. Na publicação, ele fala ainda sobre um estudo da Organização Mundial da Saúde que comprova como a adesão às boas práticas de higienização das mãos pode reduzir as infecções causadas pelas superbactérias.

Além dessa entrevista exclusiva, a sétima edição da revista Acreditação em Saúde traz ainda relatos de hospitais brasileiros acreditados pela JCI/CBA, que mostram o quanto essas instituições avançaram em qualidade e segurança. “São exemplos de excelência, os programas de promoção à saúde, as metodologias adotadas para identificar os riscos à segurança do paciente, as ações de cuidados paliativos, as matérias que mostram que gestão, qualidade e segurança caminham em uma mesma direção”, ressalta a superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, em seu editorial. 

A revista Acreditação em Saúde pode ser lida em formato pdf no link http://www.cbacred.org.br/noticias/2014/07/08.asp

ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357

Nenhum comentário:

Postar um comentário