Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Projeto de tela pode corrigir a visão sem a necessidade de o espectador usar óculos

http://potencialgestante.com.br/wp-content/uploads/2010/11/eye-1024x768.jpgTecnologia vem sendo desenvolvida em colaboração com pesquisadores do MIT e da Microsoft 

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia está desenvolvendo um novo tipo de tecnologia de tela que pode corrigir problemas de visão sem a necessidade de o espectador usar óculos. A tecnologia, ainda nos estágios iniciais, está sendo desenvolvida em colaboração com pesquisadores do MIT e da Microsoft.

Colocada sobre um iPod Touch, a tela de plástico dotada de milhares de pequeninos buracos permite que um software especial ajuste a quantidade de luz emitida por cada pixel. O display entende como os olhos vão tentar distorcer o que está sendo mostrado na tela, e ajusta a imagem para caber. O professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Brian A. Barsky, coautor do projeto, explicou que nem só quem usa óculos será beneficiado.

- Há pessoas que têm problemas de visão tão sérios que nem o uso do óculos adianta - afirmou Barsky.

Ele explicou, ainda, que essa foi a principal motivação do projeto: conseguir simular a visão de uma pessoa por meio da medição do que está acontecendo em seus olhos, para poder avançar um passo e até corrigir a visão. 

Se a tela tiver uma resolução altíssima, a tecnologia poderá ser modificada para trabalhar com mais de uma pessoa. 

Apesar de promissor, o projeto está longe do produto final. Do jeito que está hoje, o dispositivo exigiria que o indivíduo ficasse com os olhos parados para funcionar, algo impossível, já que movimentamos a cabeça naturalmente por diversas razões.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário