Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de agosto de 2014

Filhas cuidam dos pais idosos o máximo que podem; filhos, o mínimo possível

Thinkstock: A dedicação dos filhos se justifica apenas pela ausência de outros
cuidadores, como irmãs, segundo o estudo
Pesquisa mostrou que mulheres dedicam duas vezes mais tempo do que os homens nos cuidados com os parentes 

As filhas tendem a cuidar mais dos pais idosos do que os filhos, revelou um estudo divulgado nesta terça-feira no Encontro Anual da Associação Americana Sociológica, nos Estados Unidos. 

A pesquisa foi baseada em dados coletados em 2004 pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sobre a saúde e aposentadoria de 26 000 americanos acima de 50 anos. Segundo os pesquisadores, as filhas dedicam em média doze horas por mês para ajudar os pais idosos. Já os filhos gastam metade disso, cerca de seis horas.

"A quantidade de tempo que as filhas devotam aos pais é limitada por fatores como trabalho e família. Já a dedicação dos filhos se justifica apenas pela ausência de outros cuidadores, como irmãs", diz a coautora do estudo Angelina Grigoryeva, da Universidade Princeton.

O estudo também indicou que quando há irmãos de ambos os sexos, o gênero é o fator mais importante na divisão da assistência aos pais. "Os filhos fazem menos esforço quando têm uma irmã, enquanto as filhas aumentam quando têm um irmão", explica Angelina. 

"Numerosos estudos já reportaram consequências negativas à saúde mental e física, incluindo maior taxa de mortalidade, de pessoas que prestam cuidados a familiares idosos. Esses cuidadores frequentemente precisam se revezar com o emprego, o que pode resultar em menores salários. Além disso, podem ter maiores gastos financeiros", diz Angelina.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário