Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hospital Universitário vai abrir 100 vagas para o SUS

Construção do Hospital Universitário abrirá 150 novos leitos, sendo 100 deles destinados ao Sistema Único de Saúde. O complexo hospitalar, que prevê atendimentos de média e alguns de alta complexidade, está sendo erguido em área de 15 mil m², em frente do aeroporto de Uberaba, e tem previsão de ficar pronto no fim de 2012.

O hospital diz ainda que vai continuar atendendo ao SUS, mas haverá área civil para dar suporte a atendimentos com outros serviços. A definição de quais procedimentos serão realizados está sendo negociada com a Secretaria Municipal de Saúde.

Serão 100 leitos para o SUS e 50 Civil, sendo sete vagas para UTI Neonatal e quatro adulto, além de serviço de hemodiálise.

O atual Hospital Universitário, mantido com 60% de verbas do Estado e 40% da mantenedora Universidade de Uberaba, possui hoje cinco leitos de UTI, 13 leitos cirúrgicos e 25 para clínica médica, sendo 45 no total.

Além disso, o HU trabalha com atendimento ambulatorial com três mil consultas em 32 especialidades, o que gera demanda de internação para cirurgias no hospital, ou por procura espontânea ou encaminhamento da rede.

O Hospital realiza internações de cirurgias eletivas, necessidades de pacientes que dão entrada pelo ambulatório, e dos encaminhados via SUS Fácil, sistema que regula Uberaba e os municípios vizinhos.

De acordo com a organização, identificada a necessidade de internação, o Hospital recebe uma notificação, que já passou pela triagem inicial, e avaliamos se temos suporte para atender o paciente e se temos leitos. O hospital oferece especialistas em ginecologia, pneumologia, cirurgia vascular e geral, urologia e ortopedia, entre outros. Quando não há suporte por ser atendimento de alta complexidade, o paciente é transferido para o Hospital de Clínicas da UFTM.

Carência

Para a instituiçao, nos últimos 10 anos Uberaba perdeu leitos do SUS porque hospitais fecharam ou passaram a atender particulares, o que gerou a falta de vagas verificada atualmente em Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário