Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Com 26 casos, Vale do Rio Pardo é a região com maior número de casos de gripe A em 2011

O Rio Grande do Sul já registra 75 casos de gripe A este ano, incluindo nove mortes. A maior concentração de pessoas que contraíram a doença está na metade leste do Estado. A região com o maior número de casos é o Vale do Rio Pardo, onde 26 pessoas tiveram a doença confirmada. Em seguida vem a Região Metropolitana e a Região Sul.

Em mapa, Zero Hora registra a incidência de casos e os municípios dos infectados. O que mais chama a atenção é que a região Norte não apresenta nenhum caso e a região Noroeste apenas um. Já a Campanha, a Fronteira Oeste e a Região Central têm, somadas, apenas oito casos.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual em Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, dois são os principais motivos para a maior incidência na metade leste: o menor índice de vacinação nessas regiões e o maior número de casos da doença registrados em 2009, ano em que ocorreu o surto mais grave da doença no Estado:

— Em 2009, quando o Estado registrou 2.051 casos da doença, grande parte foi na região Norte e Noroeste. Quem pegou gripe A, não pegará novamente. Como boa parte da população está imune, pois já teve a doença ou já foi vacinada, há menos casos. Já nas regiões Metropolitana e Sul tivemos menos casos em 2009, consequentemente, menos pessoas imunes — explica Marilina.

No entanto, ela reforça que a situação pode mudar ao longo do ano e essas regiões precisam estar alertas para prevenção e vacinação:

— Agora não temos casos no Norte e Noroeste, mas não quer dizer que não teremos.

Mapa da gripe A


Confira no mapa os municípios que já registraram gripe A em 2011. Os pontos azuis representam casos da doença e os pontos vermelhos são as mortes em decorrência da gripe A.


Visualizar Gripe A no RS em um mapa maior
Fonte Zero Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário