Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pesquisa relaciona dor nas costas com causas genéticas

De acordo com estudo, genes desempenham um papel fundamental na dor lombar e na deterioração dos discos vertebrais da coluna

A dor nas costas é um problema bastante comum e pode ter diferentes causas, porém, é a primeira vez que ele é diretamente ligado à genética. Segundo um estudo israelense, os genes têm ligação com dores nas costas e cada tipo de dor pode ter diferentes origens genéticas.

A pesquisa liderada pelo professor de Medicina Gregory Livshits mostra que os genes desempenham um papel fundamental na dor lombar e na deterioração dos discos vertebrais da coluna. Segundo o médico, estes dois fenômenos não ocorrem necessariamente juntos e são causados por fatores genéticos distintos.

No estudo foram analisados 2,5 mil pares de gêmeas, entre eles casos de idênticos e não-idênticos. As irmãs não-idênticas , que compartilham metade dos genes, foram três vezes mais propensos a sofrer de dor nas costas, enquanto que os idênticos, que compartilham todos os genes, se mostraram seis vezes mais propensos a desenvolver doenças articulares quando o irmão tinha o problema.

O resultado da pesquisa, que contou com a participação de cientistas ingleses, pode ajudar a identificar os diferentes mecanismos envolvidos na complicação e levar a opções de tratamentos mais eficazes contra as dores nas costas.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário