Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lactobacilos: que bichinhos são esses?

Bactérias agem na flora intestinal e são essenciais para a saúde

Você já deve ter ouvido falar que os lactobacilos são muito importantes para a saúde. Mas, afinal, qual o papel destes “bichinhos” para nosso organismo? Existem vários tipos de bactérias do gênero lactobacillus que, ao serem ingeridas, atravessam o estômago e chegam vivas ao intestino, ao contrário da maioria dos microorganismos. Por isso, o adjetivo “vivos” geralmente acompanha o nome em produtos encontrados facilmente no supermercado.

— Os lactobacilos agem na flora intestinal, melhorando a integridade da parede do intestino e assimilando alguns nutrientes fundamentais, como o cálcio e o ferro — explica a nutricionista Aline Moscoso.

As principais fontes deste tipo de bactéria são o leite, o iogurte e o queijo fresco. Existe ainda o leite fermentado, que pode ser ingerido diariamente.  Existe ainda o leite fermentado, que é um produto enriquecido de lactobacilos e pode ser ingerido diariamente.

Veja os principais benefícios dos lactobacilos:
:: Equilibram o funcionamento intestinal

:: Impedem a multiplicação de bactérias
nocivas

:: Inibem a produção de toxinas

:: Melhoram a digestão

:: Fortalecem o sistema imunológico

:: Auxiliam na redução do colesterol

:: Previnem o câncer de colón

:: Evitam e tratam a diarreia

Saiba mais sobre a flora intestinal
A flora intestinal é responsável por muitos processos orgânicos, que facilitam a digestão e a absorção de muitos nutrientes, protegem o corpo contra infecções, regularizam o trânsito intestinal e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao nosso organismo.

— Quando utilizamos indiscriminadamente antibióticos, destruímos as bactérias boas e más, perturbando o delicado equilíbrio da flora intestinal. Outros vilões causam problemas são as dietas sem orientações, estresse e produtos químicos do meio ambiente que fazem com que as bactérias benéficas sejam destruídas — afirma Aline.

A constipação é o problema intestinal mais comum provocado pelo desequilíbrio da flora.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário