Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Portugal: Hospital usa próteses ilegais

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, colocou próteses ortopédicas ilegais em mais de 30 doentes, num caso que levou a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde a instaurar um inquérito.

Segundo noticiou a TVI, as próteses foram concebidas no hospital sem cumprir a lei. A pedido dos médicos, os serralheiros dos serviços de manutenção das instalações do hospital furaram com berbequins implantes ortopédicos colocados dentro do osso, pondo em risco a segurança dos doentes.

Os implantes tinham sido colocados no interior de ossos de doentes com pernas partidas e os furos serviam para escoar antibiótico.

Por outro lado, os ortopedistas passaram a aplicar próteses de uma metalúrgica que não está autorizada a fabricar dispositivos médicos. O Infarmed terá sido alertado há dois anos para o problema, mas nunca actuou. Contactado pelo CM, o hospital não quis comentar.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário