Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Santa Casa tem 70% dos atendimentos SUS

A diretoria da Santa Casa de Marília constatou que, em 2010, dos atendimentos realizados no hospital mariliense, 71% deles foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), percentual acima da previsão estatutária. Segundo a instituição, o SUS influência, e muito, nos resultados financeiros e econômicos da entidade

De acordo com a Santa Casa tem sido divulgado pelas entidades filantrópicas e, muitas vezes reconhecido pelos gestores públicos de saúde, que o SUS remunera entre 40% a 60% em média dos custos dos procedimentos, dependendo de seu mix. E informa que segundo as Demonstrações Contábeis de 2010, na Santa Casa de Marília, a diferença do efetivo custo dos procedimentos e os valores pagos pelo SUS, foi de R$ 8.061.504,29, já descontadas as subvenções para custeio.

Como as únicas fontes de receitas da Santa Casa são oriundas da própria remuneração dos serviços prestados à comunidade através do SUS, outros convênios e particulares, bem como das doações e contribuições da comunidade, chega-se a conclusão de que, por um lado, é preciso ser ainda mais eficiente no desenvolvimento das atividades, otimizando ao máximo os recursos disponíveis e ampliando o apoio da comunidade para cobrir este déficit.

A entidade informa que eventos como os Leilões, a Nota Fiscal Paulista e o Mc Dia Feliz entre outros, contribuem muito na geração de recursos

Por outro lado, a Santa Casa acredita que é preciso aumentar a participação dos gestores através de programas permanentes de subsídios aos hospitais filantrópicos, por meio de programas como o Pró-Santas Casas, do Governo Estadual e com parceria do Governo Municipal.

Segundo o hospital, seu grande desafio é que a contra partida do Estado seja integralmente utilizada para reduzir o déficit do SUS.

Apesar de todos esses desafios, a Santa Casa de Marília alcançou pelo terceiro ano consecutivo superávit em seu balanço, ainda que menor do que os anos anteriores. Para a administração do hospital foi o melhor resultado operacional dos últimos anos.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário