Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Portugal: Médicos recebem ordens para cortar nos antibióticos

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) deu orientações aos hospitais e centros de saúde para que os médicos receitem menos antibióticos, como forma de reduzir as despesas, faz hoje manchete o "Correio da Manhã".

Segundo o jornal diário, por causa da crise os centros de saúde do Estado receberam instruções específicas para cortar na prescrição de fármacos que, só em 2009, representaram uma despesa de 62 milhões de euros em comparticipações aos contribuintes.

Neste ano, escreve o diário, foram comprados em Portugal sete milhões de embalagens de antibióticos, o que representa uma despesa de 93 milhões de euros.

O "Correio da Manhã" adianta ainda que há falta de formação entre os clínicos sobre as "boas práticas na prescrição destes medicamentos, pelo que a DGS defende agora a criação de um serviço de consultadoria na área da utilização de antibióticos.

Fonte dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário