Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Descubra as vantagens de uma boa alimentação

Obtenha uma dieta saudável com uma grande variedade de alimentos

Princípio básico de uma dieta saudável, a variedade de alimentos assegura a obtenção adequada de nutrientes ao organismo. E para garantir a qualidade da alimentação, uma dica é abusar das cores de frutas, verduras e legumes.

Mas seguir a regra das cores não é a única forma de comer bem. Outra orientação de nutricionistas é variar os sabores dos alimentos.

”Os nutrientes variam de acordo com os sabores. Por isso, devemos ingerir alimentos salgados, doces, amargos e ácidos, não necessariamente na mesma refeição, mas sempre buscando um equilíbrio”, afirma a nutricionista Cristiane Mara Cedra, que tem pós-graduação em nutrição clínica funcional.

Segundo ela, manter uma dieta que não exclui nenhum sabor ajuda até a educar os hábitos alimentares das crianças. “A criança acostumada a gostos variados, como doce, azedo, amargo e salgado, sente mais prazer em comer. Além disso, quando ela crescer, a aceitação a diferentes alimentos será mais fácil”, diz Cristiane.

Hábitos saudáveisUma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo alerta que, para cultivar hábitos alimentares saudáveis no futuro, uma criança deve experimentar uma variedade de sabores até os quatro anos de idade.

A pesquisa também revela que a má alimentação é o principal motivo do excesso de peso de 31% das crianças em fase pré–escolar. A avaliação foi feita com 400 crianças entre 4 e 6 anos e constatou que entre os pequenos os alimentos preferidos são os menos saudáveis, como batata frita, pizza e chocolate.

“Muitas vezes são os próprios pais que atrapalham o desenvolvimento de uma alimentação adequada. Como alguns que enchem a mamadeira da criança com refrigerante”, diz Cristiane.

Mas a preferência por comida que faz mal também tem uma explicação psicológica. Segundo estudos, gostamos de alimentos associados a memórias positivas, e quase sempre o doce está ligado a boas lembranças.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário