Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Capacitação sobre Talidomida é promovida pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está ministrando cursos de capacitação sobre a RDC 11/2011, recente resolução da Agência  que aumenta o controle sobre a prescrição e o uso da Talidomida no país.

O treinamento que acontece inicialmente em oito capitais brasileiras (São Paulo, Brasília, Fortaleza, Maceió, Goiânia, Porto Alegre, Boa Vista e Manaus) é voltado tanto às Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais (Visas) quanto aos profissionais de saúde que estão diretamente envolvidos na prescrição e dispensação da Talidomida (médicos, farmacêuticos e outros profissionais). O agendamento dos treinamentos está sendo realizado mediante o recebimento da demanda de cada estado.

“Neste momento iniciamos uma nova fase relativa a este tema que contém uma programação de treinamentos para todas as Vigilâncias Sanitárias Estaduais. O objetivo é discutir e esclarecer as dúvidas que os profissionais possam ter acerca da norma”, afirmou Elmo Santana, Chefe da Coordenação de Produtos Controlados da Anvisa.

A nova Resolução faz uma revisão das atuais normas existentes sobre a substância e o medicamento Talidomida e prevê, entre outras coisas, um anexo com todas as doenças para as quais o seu uso é autorizado (Hanseníase, DST/AIDS – úlcera aftóide idiopática; Lúpus eritematoso sistêmico; mieloma múltiplo e doença enxerto contra hospedeiro).

Além disso, a RDC determina que a embalagem do medicamento  traga a imagem de uma criança vítima da Talidomida para alertar ainda mais sobre os riscos da ingestão da substância durante a gravidez.

A Talidomida é uma substância que, apesar de ser bastante eficiente no tratamento de algumas doenças como a hanseníase, foi  responsável pelo nascimento de mais de 10 mil crianças com más-formações em todo mundo entre as décadas de 50 e 60.

Além da capacitação, a Anvisa  está trabalhando na formulação de materiais explicativos e na criação de um espaço no portal da Anvisa para manter informados os profissionais de saúde, gestores e pacientes, independente de participarem ou não dos treinamentos presenciais”, disse Elmo Santana.
  • Agenda de Treinamentos*:
    • 26 e 27/05: Brasília (realizado)
    • 21 e 22/07: Maceió (realizado)
    • 04 e 05/08: São Paulo (realizado)
    • 08 e 09/08: Goiânia (realizado)
    • 10 e 11/08: Porto Alegre (realizado)
    • 17/08: Brasília (mesa redonda organizada pelo MS) (realizado)
    • 23 e 24/08: Boa Vista (realizado)
    • 01 e 02/09: Fortaleza
    • 04 e 05/10: Manaus
    • 29 e 30/11: Vitória
*Os treinamentos são dirigidos aos profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, dentre outros), fiscais de vigilância sanitária e profissionais que atuem nas áreas de assistências farmacêuticas. Informações quanto aos locais de realização dos treinamentos, número de vagas e inscrições devem ser obtidas diretamente com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais.

Fonte Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário