Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fatores Chave para a Segurança do Paciente no Hospital


A Organização Mundial de Saúde (OMS), através de seu programa de Segurança do Paciente, lançou, em abril de 2009, um relatório com uma completa revisão de tópicos e ferramentas sobre os Fatores Humanos na Segurança do Paciente, elaborado por Rhona Flin e colaboradores, do Centro de Pesquisa em Psicologia Industrial da Universidade de Aberdeen, na Escócia. Esse trabalho, disponível no site da OMS traz importantes informações e ferramentas para que os gestores de serviços de saúde possam ampliar suas ações para a garantia da segurança dos pacientes (OMS, 2009).

O conceito de “fatores humanos” utilizado é o do Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido (HSE, 1999, p. 05)

[...] fatores humanos referem-se aos fatores ambientais, organizacionais e relacionados ao trabalho, características humanas e individuais que influenciam o comportamento no trabalho de forma a afetar a saúde e a segurança. Uma forma simples de visualizar fatores humanos é pensar em três aspectos: o trabalho, o individuo e a organização e como eles impactam na saúde das pessoas e no seu comportamento de segurança.

O trabalho descreve os fatores humanos como ligados de forma estreita à Ergonomia, sendo esta a aplicação da informação científica relativa aos seres humanos no desenho de objetos, sistemas e ambientes para uso humano. Referindo ainda que “[...] no contexto do trabalho, a pesquisa de fatores humanos analisa a interação do ambiente, organização e atividade laboral tanto quanto as características psicológicas e fisiológicas influenciando o comportamento no trabalho.” (OMS, 2009, p. 5).

Esse trabalho compara a indústria da aviação e a militar, com uma longa história de aplicação dos conhecimentos sobre os fatores humanos para melhorar o design de equipamentos, os ambientes de trabalho e a desempenho humano, com o mundo da saúde, em que a utilização dos princípios dos fatores humanos é pequena.

A revisão bibliográfica da OMS identifica o estudo de Jackson e Flin (OMS, 2009) sobre os fatores humanos que mais influenciam a segurança do paciente e os subdividem em dez tópicos: 

Fator Chave
Tópico

Organizacional / Gestão
  1. Cultura de Segurança
 2. Liderança dos Gestores
3. Comunicação
 Trabalho em Equipe / Equipe
  1. Equipe de trabalho – estrutura / processos (dinâmica)
 2. Liderança de Equipe (supervisores)
Individuais
Tópico

Competências Cognitivas
  1. Consciência da situação
 2. Tomada de Decisão

Recursos Pessoais
  1. Estresse
 2. Fadiga
Ambiente de Trabalho
  1. Riscos do ambiente de trabalho


 Fatores Chave para a Segurança do Paciente

Fonte: Organização Mundial da Saúde, (2009)

Com relação à Cultura de Segurança esse trabalho a identifica como um produto das atitudes da gestão e dos trabalhadores e do valor que é dado ao risco e a segurança. Ele classifica como dimensões da cultura de segurança: o compromisso da gestão com segurança, práticas de trabalho relacionadas à segurança, priorização das regras de segurança, aderência aos padrões, elaboração de relatórios de erros e incidentes, o se falar de segurança.

Antes de desenvolver intervenções destinadas a alcançar uma mudança cultural na empresa sugere a avaliação do status, através de um questionário, perguntando para trabalhadores e gestores sobre suas atitudes com a segurança e suas percepções de como segurança é priorizada e gerida na unidade de trabalho ou na organização.

Com relação à cultura e a segurança do paciente esse trabalho destaca como sendo um problema significativo para as organizações de saúde que estão se esforçado para aumentar a segurança do paciente e que algumas pesquisas sobre segurança do paciente têm indicado que as organizações precisam mudar suas culturas para tornar mais fácil fazer a coisa certa e difícil de fazer a coisa errada na assistência ao paciente.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário