Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Portugal: Contar calorias não emagrece

Todos nós, de um modo geral, sentimo-nos preocupados com o peso. Ninguém quer pertencer ao "grupo dos gordos” e manter a linha, às vezes, é complicado.

De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, que acabaram de publicar um estudo sobre o tema, andar de calculadora na mão a contar calorias de nada nos serve.

Num artigo publicado na revista 'New England Journal of Medicine' refere-se que mais vale evitar grupos de alimentos calóricos do que ficar a fazer contas.

Para chegar a esta conclusão, a pesquisa acompanhou durante 20 anos mais de 120 mil americanos saudáveis e dentro do peso normal.

De quatro em quatro anos, as pessoas responderam a questionários sobre os seus hábitos alimentares e estilo de vida.

Em resultado do estudo, muitas das pessoas que comiam alimentos gordurosos e ricos em calorias, como nozes e leite, não engordaram, pelo contrário, emagreceram. Os que tinham o hábito de comer iogurtes foram os que mais emagreceram ( cerca de 370 gramas a cada quatro anos).

O estudo, concluiu ainda, que hábitos como fumar, beber ou ver televisão por várias horas influenciaram mais do que a ingestão ou não de alimentos calóricos.

Para a nutricionista Marcella Garcez, directora da Abran (associação de nutrologia), o estudo comprova que perder e manter o peso é questão de hábito, não de regime.

"Não adianta fazer uma dieta restritiva, com contagem de calorias, e ficar a “economizar” para se continuar a comer o que se gosta”, referiu a nutricionista.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário