O instituto Fiocruz, vinculado ao Ministério da Saúde, comprou por quase R$ 365 milhões, sem licitação, um sistema de gestão de dados da empresa portuguesa Alert. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a reportagem, o contrato, que prevê transferência de tecnologia, visa integrar dados da rede pública de saúde e criar prontuários eletrônicos para os pacientes do SUS, que poderão ser acessados pela internet.
Empresas no mercado oferecem sistemas parecidos no Brasil como, por exemplo, MV Sistemas e Totvs. O contrato foi publicado no “Diário Oficial” do dia 8 e sua vigência é de cinco anos.
A Folha apurou que há menos de um mês, Augusto Cesar Gadelha Vieira, diretor do departamento de Informática do Datasus, e Paulo Ernani Gadelha Vieira, presidente da Fiocruz, viajaram a Portugal para conhecer os serviços da empresa.
OUTRO LADO
O Saúde Web entrou contato com as instituições envolvidas e aguarda um pronunciamento oficial.
No entanto, segundo reportagem da Folha, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa, disse que a Alert foi escolhida por requisitos técnicos e ter a certificação internacional IHE (Integrating the Healthcare Enterprise).
Barbosa alegou que a dispensa de licitação é prevista na Lei das Licitações e na Lei da Inovação Científica. O Segundo ele, o Datasus não poderia criar o sistema porque o processo seria longo e mais caro.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário