Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tecnologia: Ampliando diálogos

Encontros “1.2.1 Network Saúde” se aprofundam em temas relevantes ao segmento de Tecnologia da Informação no setor e promovem relacionamento entre os profissionais

As soluções e ferramentas direcionadas para o segmento de Tecnologia da Informação em saúde vêm se desenvolvendo e agregando novas tendências à rotina dos profissionais. Se antes os sistemas de gestão e governança ainda engatinhavam e soavam como uma realidade abstrata para os hospitais, atualmente pode-se ver que as instituições estão direcionando seus investimentos para a aquisição de novos recursos, que contribuam para a otimização dos serviços e facilitação dos processos.

Com o objetivo de promover o relacionamento entre os profissionais de TI dos hospitais, discutir temas pertinentes e estabelecer novas possibilidades de negócios, a IT Mídia trouxe ao mercado os encontros “1.2.1 Network Saúde”.

O primeiro encontro ocorreu no dia 24 de março teve como tema principal “Governança de TI nos Hospitais”. Os diálogos levantaram a questão referente ao desafio que muitas instituições se deparam ao tentar alinhar os gestores de TI com as lideranças dos hospitais.

Em sua explanação, o CEO da Convergence, Roberto Magalhães, afirmou que não existe governança em TI sem alinhamento com a governança corporativa e com os negócios. A proposta de se avançar nessa questão tem que partir do primeiro escalão.O encontro contou ainda com a presença de 21 executivos.

O segundo encontro ocorreu no dia 9 de junho e direcionou os diálogos para as questões relacionadas à “Mobilidade no Âmbito Hospitalar”. A conceituação do tema foi abordada pelo sócio-fundador da MTM Tecnologia, Gustavo Perez.

Em sua apresentação, Perez chamou atenção para o fato da mudança de paradigmas que nos mostra que a mobilidade está conquistando o seu lugar nos hospitais, principalmente com o prontuário eletrônico e na comunicação com os médicos.

Para apresentar um case de como a mobilidade pode contribuir para a rotina de um hospital, o “1.2.1 Network Saúde” contou com a presença do gerente de infraestrutura do Hospital Albert Einstein, Alessandro Dalcim.

O Albert Einstein possui um projeto de mobilidade para gerenciar o Pronto Atendimento (P.A). Atualmente, o projeto encontra-se na primeira fase, contemplando o modelo Supertrak, que é um tempo de atendimento mais curto (entre checkin e checkout), mais fácil de analisar os resultados e seguir para próximas fases.

De acordo com o palestrante, as tecnologias utilizadas pelo Einstein foram: Sistema de Localização Tempo Real (RTLS), utilizando a infraestrutura wireless do hospital. Além de um tag RTLS utilizado por cada paciente para localização dentro das salas de triagem, médicos e exames (raio-x, ultrassom, etc).

O evento contou com a presença de 13 CIOs. Entre eles, Christian Fabiano, Associação Congregação Santa Catarina; Marcio Lago, Grupo CIO Saúde; Kátia Milena, Hospital Amaral Carvalho; Edson Luiz Kitaka, Hospital de Clínicas da Unicamp.

As próximas edições do “1.2.1 Network Saúde” já têm data marcada. O próximo será realizado no dia 1º de setembro e o seguinte em 1º de dezembro.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário