Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Remédios de antigamente nº 11 - Encantamentos: Rituais Pagãos & Penitências Religiosas


Essa medicina primitiva era uma combinação de saberes pagãos, crenças religiosas e uma pequena porção de ciência. Com a Europa ocidental sob total controle da Igreja Católica, os rituais pagãos era criminalizados, sujeitos a punições. Uma destas práticas proibidas era uma simples superstição:

 Quando o [o curandeiro] se aproxima da casa da pessoa doente, se [ele, ela, curandeiro] encontra uma pedra na vizinhanças, voltará, examinará a pedra e se alguma coisa viva for encontrada ali, debaixo da pedra ou escondida em suas reentrâncias, seja um verme ou um inseto, isso significa que o doente vai se recuperar. [The Corrector & Physician]

Um tratamento padrão para vítimas da peste negra, a peste bubônica que assolou as nações européias, era a confissão dos pecados e o cumprimento da penitência prescrita pelo padre, que explicava que com este procedimento talvez o cristão escapasse da morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário