Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“Residentes desconhecem conceitos de terapia nutricional”, diz estudo

Foram avaliados 35 médicos residentes de 10 áreas cirúrgicas distintas do Hospital São Paulo, sendo que 71,4% dos participantes tinham mais de dois anos de residência médica

Estudo realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) avaliou o conhecimento de médicos residentes sobre a terapia nutricional que deve ser aplicada nos pacientes internados. Foram avaliados 35 médicos residentes de 10 áreas cirúrgicas distintas do Hospital São Paulo, sendo que 71,4% dos participantes tinham mais de dois anos de residência médica.
Entre os participantes, 51,4% negaram conhecimento de alguma equipe multiprofissional de terapia nutricional.

Segundo a pesquisa, os cientistas aplicaram um questionário sobre questões básicas de uso da terapia nutricional e apenas 21,6% dos participantes se mostrou segura sobre o procedimento correto.

 De acordo com estudos anteriores, a desnutrição hospitalar atinge cerca de 50% dos pacientes internados. Destes, mais de 70% desenvolvem complicações e, por causa disso, o valor do tratamento aumenta 60% em média.

Estima-se que 80% dos doentes em terapia intensiva morrem por infecção e a maioria tem a desnutrição como fator coadjuvante. Pesquisas apontam que, entre outros fatores, o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre a relevância do tema se reflete nesses índices desanimadores.

Evidências clínicas mostram que 100% dos casos de desnutrição hospitalar poderiam ser atenuados e de 70% a 80%, revertidos ou neutralizados. Estudos clínicos mostram que os pacientes graves internados perdem, em média, 20 quilos e podem chegar à caquexia, o grau mais elevado de desnutrição. No entanto, a intervenção com nutrição específica – seja oral ou aplicada diretamente na veia – reduz o impacto da desnutrição

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário