Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prefeitura de Americana informatiza primeiras unidades de saúde e integra Cartão SUS


Prefeitura de Americana informatiza primeiras unidades de saúde e integra com Cartão SUS

Projeto da SAP em parceria com G2 Tecnologia prevê sistema em 34 unidades de saúde do município no interior paulista

Iniciado em março, o projeto da Prefeitura de Americana de informatização e integração das unidades de saúde da cidade já está funcionando. O processo que começou pelos quatro Prontos Atendimentos (nos bairros Zanaga, Gramado, Mathiensen e São José) e suas respectivas Unidades Básicas de Saúde já estão com o sistema SAP de Healthcare desenvolvido pela G2 Tecnologia trabalhando desde maio.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Americana, ao todo, o projeto prevê a informatização e integração das 34 unidades de saúde do município, o que inclui quatro unidades de pronto atendimento, 24 unidades de saúde, um Núcleo de Especialidades, uma Central de Regulamentação, um Centro de Atenção Psicossocial Adulto, um Centro de Atenção Psicossocial Infantil, um Hospital Infantil e o Hospital Municipal.

A cidade pretende informatizar todo o sistema de saúde até o final de 2011. O projeto inicialmente divulgado previa 32 unidades conforme antecipado na matéria “Rede de Oportunidades” da revista FH nº 189, edição de julho.

Toda a rede será integrada por solução verticalizada desenvolvida pela G2 Tecnologia sobre o sistema SAP. Um dos aspectos da informatização da área de saúde em Americana é que o novo sistema possibilitou a criação do Cartão Saúde, que atenderá as determinações do Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e identificado pelo Instituto Via Pública como um dos itens essenciais para a melhora do atendimento na cidade.

O cartão contém o nome, a data de nascimento, a cidade, o número do cartão saúde de Americana e possui três classificações: adulto, infantil e preferencial. Através do sistema, os dados do paciente são associados ao cartão SUS. Com ele, todo atendimento feito pelo usuário do Sistema Único de Saúde em qualquer unidade do município será registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos, vacinas, entre outros.

De acordo com o diretor executivo da G2, Gilberto Vieira Filho, o sistema permite o acompanhamento do paciente em diferentes atendimentos feitos na cidade. Até agora, oito mil pessoas foram cadastradas e a expectativa é que 60% dos 210 mil habitantes da cidade obtenham seu cartão.

Quando estiver totalmente implementado, o Cartão Saúde vai possibilitar que a Secretaria de Saúde lembre os usuários sobre a realização de exames preventivos, vacinas em atraso, agendamentos de consultas e até campanhas de prevenção. De seu lado, o governo municipal poderá fazer o acompanhamento dos fluxos assistenciais, racionalização do uso de materiais e medicamentos, gerenciamento do estoque, revisão dos critérios de financiamento e racionalização dos custos, estatísticas confiáveis de todo o atendimento da rede, otimização dos recursos humanos, levantamento de dados e mapeamento de ações de prevenção e aperfeiçoamento do faturamento SUS com o aumento de receita federal.

Segundo o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, que a ideia é também combater o absenteísmo que hoje ocorre com frequência na rede e a duplicidade de agendamentos e pedidos de exames e o sistema ajudará também ajudará a secretaria a reconhecer, por exemplo, porque determinado paciente tem procurado tanto o pronto-socorro e não a UBS.

Os Estados Brasileiros têm até 2012 e os municípios até 2013 para se adequarem ao novo padrão contábil do setor público. Com este passo em direção a informatização e integração da rede de saúde da Prefeitura de Americana, o município já está se preparando para atender às Normas Brasileiras de Contabilidade para o setor público que entrará em vigor em 2013.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário