Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Portugal: Primeiro cigarro da manhã é o mais perigoso


Dois estudos publicados na revista Cancer indicam que o primeiro cigarro da manhã é o que aumenta mais o risco de se vir a sofrer de cancro no pulmão, na cabeça ou no pescoço. Os cientistas focaram-se em particular no acto quase automático de muitos fumadores, que fumam um cigarro assim que se levantam da cama.

Após terem analisados 4775 casos de fumadores com cancro do pulmão e de 2835 sem esta doença, os investigadores verificaram que "o risco era quase o dobro para aqueles que fumavam um cigarro nos primeiros 30 minutos depois de se levantarem em comparação com os que esperavam uma hora", explicou Joshua Muscat, da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, citado pelo El Mundo. Os estudos chegaram à mesma conclusão no que respeita ao risco relacionado com os cancros na cabeça ou no pescoço. E os cientistas admitem mesmo que o risco seja ainda mais elevado nos primeiros 15 minutos.

"Os níveis de nicotina têm a explicação [para estes factos] e esta é uma teoria que Muscat já apontava num trabalho anterior, publicado em 2009, no texto 'Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention'. Não só é importante o número de cigarros que se consomem por dia e os anos em que se mantém o hábito, também tem influência o tempo que passa desde que uma pessoa acorda e fuma o primeiro [cigarro]. Como se desvendava naquele artigo, 'durante os primeiros cinco minutos do dia, a nicotina no sangue aumentava até aos 437 nanogramas por mililitro; entre os seis e os 30 minutos até aos 352 ng/ml; e depois de uma hora até aos 215 ng/ml'", escreve o jornal espanhol.

Fonte Diário de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário