O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, acaba de um novo recurso para maior precisão no diagnóstico dos transtornos do equilíbrio e tonturas, responsáveis pelo desequilíbrio e quedas principalmente de idosos.
De acordo com a instituição, o paciente é colocado em uma cadeira computadorizada giratória capaz de produzir situações que predispõem a tontura. O equipamento dispõe de óculos especiais, com câmaras e espelhos que permitem registrar o movimento involuntário dos olhos do paciente no momento da rotação.
Segundo o hospital esse movimento é captado, digitalizado, registrado e convertido em gráficos e números. A análise computadorizada determina o tipo de distúrbio funcional que esta provocando as queixas do paciente.
Em explicação, o departamento de otoneurologia conta que o diagnóstico mais preciso da disfunção labiríntica pode levar a um tratamento curativo das vertigens na maioria dos casos.
Outra vantagem é que o aparelho, além da condição diagnóstica, tem a função de acompanhar a evolução do tratamento, o que permite ao médico alterar condutas e indicar novas estratégias.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário