Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Portugal: Ponta Delgada: Novo comandante dos bombeiros quer criar serviço de emergência médica pré-hospitalar

A formação de um serviço de emergência médica pré-hospitalar e a criação de equipas especializadas em áreas diferenciadas no socorro são as duas prioridades do novo comandante dos bombeiros de Ponta Delgada, que toma posse no domingo.

"Somos a única região do país que não tem ainda um serviço idêntico ao do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], pelo que me parece ser esse um, entre outros, dos objetivos do meu comando", disse à Lusa Manuel de Sousa, de 46 anos e bombeiro há quase três dezenas de anos.

A formação de especialistas no socorro a náufragos, no espeleo-socorro e equipas de busca e resgate em edifícios colapsados são outros fins que quer atingir durante o seu comando.

Manuel de Sousa quer ainda aumentar o número de cursos de formação e a profissionalização dos cerca de 150 homens que estão ao serviço da corporação.

Quanto aos meios materiais, possui cerca de quatro dezenas de viaturas e revelou a intenção de reformular o parque das sete ambulâncias, alegando que "estão a ficar velhas" porque fazem anualmente cerca de 500 mil quilómetros na realização de 18 mil transportes de doentes.

Os bombeiros de Ponta Delgada são também responsáveis por intervir na área do concelho da Lagoa, o que perfaz um total de 91 mil habitantes na população que serve.

Fonte Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário