Entidades compartilham o objetivo de promover e manter um fornecimento de medicamentos de qualidade para os pacientes na América Latina, e olham o Brasil como um bom mercado consumidor
Na última sexta-feira, (19), o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, (Sindusfarma) e a U.S. Pharmacopeial Convention (USP) assinaram um memorando de entendimento (MOU), que renova a parceria dos grupos nos últimos anos.
De acordo com a USP, as entidades compartilham o objetivo de promover e manter um fornecimento de medicamentos de qualidade para os pacientes na América Latina, e olham o Brasil como um bom mercado consumidor.
Segundo o Sindicato, os associados do Sindusfarma consistem em empresas farmacêuticas que produzem aproximadamente 85% dos medicamentos comercializados no Brasil e empregam cerca de 60.000 profissionais.
Na condição de uma organização privada, científica, dedicada à saúde pública, a USP cria padrões para determinar a identidade, concentração e qualidade dos medicamentos.
A FDA (U.S. Food and Drug Administration – órgão que controla a comercialização de alimentos e medicamentos nos EUA) é responsável por fazer cumprir os padrões da USP para os medicamentos, fabricados e comercializados nos EUA.
A USP informa que seus padrões são usados por fabricantes e órgãos reguladores em mais de 130 países e são desenvolvidos por meio de um processo que envolve a indústria, a comunidade acadêmica e órgãos governamentais em todo o mundo.
Ao renovar um MOU assinado inicialmente em 2008, as duas organizações se comprometeram mais uma vez em aumentar a conscientização sobre a importância da qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos; promover a cooperação entre as organizações, órgãos governamentais e associações no Brasil, para melhorar a qualidade dos medicamentos; aperfeiçoar a transferência e a troca de informações científicas entre as duas organizações e facilitar a harmonização dos padrões farmacêuticos.
A realização desses objetivos vai envolver a liderança da USP em São Paulo, bem como de sua sede nos EUA, junto com aliderança do Sindusfarma. A cerimônia de assinatura foi realizada após o evento USP Conclave – Encontro Científico – “Melhoria da Qualidade de Medicamentos” no dia 18 de agosto.
De acordo com a USP, o mundo conta com medicamentos de boa qualidade para salvar vidas, restaurar a saúde, tratar e prevenir doenças. Esforços que apóiam o desenvolvimento e o uso de padrões para os medicamentos constituem uma grande parte do que torna possível a disponibilização de medicamentos de qualidade.
A Sindusfarma completa ao dizer que o papel do Brasil, na condição de líder regional e mundial na fabricação de produtos farmacêuticos, continua a se expandir. Ao ajudar a assegurar um fornecimento de produtos farmacêuticos e ingredientes de alta qualidade no Brasil e em todo o mundo.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário