Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Temperos antioxidantes reduzem os efeitos negativos de refeições calóricas

1237723 99402357 300x225 Temperos antioxidantes reduzem os efeitos negativos de refeições calóricas  Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidos pelo organismo ou ingeridos através dos alimentos. Assim como o HDL (colesterol “bom”) e o LDL (colesterol “mau”), o triglicéride alto pode causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado também ao aumento de colesterol. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, incluir especiarias como cúrcuma e canela em uma refeição calórica reduz em cerca de 30% a resposta aos triglicérides.
A autora do estudo, Sheila West, e sua equipe prepararam tipos diferentes de refeições e serviram para homens com idades entre 30 e 65 anos durante dois dias. Todos os participantes tinham sobrepeso, mas estavam saudáveis.

Os pesquisadores adicionaram duas colheres (sopa) de temperos em cada alimento servido: frango ao curry, pão italiano com ervas e um biscoito de canela. A refeição controle era a mesma, só que sem a adição das especiarias.

“Na refeição, usamos temperos como alecrim, orégano, canela, açafrão, pimenta, cravo, alho em pó e páprica, por suas propriedades antioxidantes já demonstradas em estudos anteriores”, explica Ann Skulas-Ray, coautora do estudo.

Após o almoço, os voluntários realizaram exames de sangue a cada 30 minutos durante três horas. De acordo com os resultados, naqueles que fizeram a refeição com especiarias, a atividade antioxidante no sangue aumentou em 13% e a resposta à insulina diminuiu em cerca de 20%.

Efeito similar ao vinho tinto e ao chocolate amargo, antioxidantes já popularmente conhecidos
De acordo com West, pesquisas indicam que o estresse oxidativo (aumento na produção de radicais livres ocasionando danos celulares) está relacionado a doenças do coração, artrite e diabetes. “Estes antioxidantes podem ser importantes na redução do estresse oxidativo e, assim, reduzir o risco de doenças crônicas. A medida que utilizamos corresponde à quantidade equivalente de antioxidantes encontrados em 155 ml de vinho tinto ou 1,4 grama de chocolate amargo”, diz.

O próximo passo é verificar os resultados com menores quantidades destes temperos. “A quantidade de temperos utilizada não resultou em problemas gastrintestinais nos participantes. Mesmo assim, avisamos com antecedência que a comida seria mais apimentada e eles concordaram em participar”, finalizou.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário