Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidos pelo organismo ou ingeridos através dos alimentos. Assim como o HDL (colesterol “bom”) e o LDL (colesterol “mau”), o triglicéride alto pode causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado também ao aumento de colesterol. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, incluir especiarias como cúrcuma e canela em uma refeição calórica reduz em cerca de 30% a resposta aos triglicérides.
A autora do estudo, Sheila West, e sua equipe prepararam tipos diferentes de refeições e serviram para homens com idades entre 30 e 65 anos durante dois dias. Todos os participantes tinham sobrepeso, mas estavam saudáveis.
Os pesquisadores adicionaram duas colheres (sopa) de temperos em cada alimento servido: frango ao curry, pão italiano com ervas e um biscoito de canela. A refeição controle era a mesma, só que sem a adição das especiarias.
“Na refeição, usamos temperos como alecrim, orégano, canela, açafrão, pimenta, cravo, alho em pó e páprica, por suas propriedades antioxidantes já demonstradas em estudos anteriores”, explica Ann Skulas-Ray, coautora do estudo.
Após o almoço, os voluntários realizaram exames de sangue a cada 30 minutos durante três horas. De acordo com os resultados, naqueles que fizeram a refeição com especiarias, a atividade antioxidante no sangue aumentou em 13% e a resposta à insulina diminuiu em cerca de 20%.
Efeito similar ao vinho tinto e ao chocolate amargo, antioxidantes já popularmente conhecidos
De acordo com West, pesquisas indicam que o estresse oxidativo (aumento na produção de radicais livres ocasionando danos celulares) está relacionado a doenças do coração, artrite e diabetes. “Estes antioxidantes podem ser importantes na redução do estresse oxidativo e, assim, reduzir o risco de doenças crônicas. A medida que utilizamos corresponde à quantidade equivalente de antioxidantes encontrados em 155 ml de vinho tinto ou 1,4 grama de chocolate amargo”, diz.
O próximo passo é verificar os resultados com menores quantidades destes temperos. “A quantidade de temperos utilizada não resultou em problemas gastrintestinais nos participantes. Mesmo assim, avisamos com antecedência que a comida seria mais apimentada e eles concordaram em participar”, finalizou.
Fonte Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário